“Vida e Obra de Milton Santos” é tema de palestra e lançamento de livro dia 20 de junho, no IGHB



No próximo dia 20 de junho (segunda-feira), às 17 horas, o professor doutor Pedro de Almeida Vasconcelos (Ufba) fará uma palestra seguida de lançamento do livro para contar a vida e a obra de Milton Santos. O encontro vai acontecer no auditório Bernardino de Souza (sede do IGHB), na Piedade.


O livro “O universo conceitual de Milton Santos” traz, inicialmente, um resumo de três períodos diferenciados da vida de Milton Santos, mas a ênfase é dada ao exame de 30 dos seus principais livros. A segunda parte 'Ideias científicas e contribuição ao pensamento geográfico', traz o capítulo 'Principais conceitos e categorias', a parte mais original do livro, pois trata das noções, conceitos e categorias propostos por Milton Santos, analisados um por um, à medida que aparecem nos textos em exame, o que permite verificar a utilização de noções da Geografia, noções originárias de outras disciplinas, assim como noções modificadas ou criadas pelo autor.


Nascido no dia 3 de maio de 1926, o mais eminente geógrafo brasileiro iniciou sua trajetória geográfica na Bahia em 1948, ao prestar concurso para professor catedrático de Geografia no renomado Ginásio de Ilhéus. Dali sairia sua primeira tese e livro: O povoamento da Bahia: suas causas econômicas. Nos anos em que viveu na Bahia, publicou uma série de artigos e livros, alguns em parceria com colegas nacionais e internacionais, onde já se esboçava uma história de reformulação profunda das bases epistêmicas da ciência geográfica. Trata-se, hoje, de uma fase menos conhecida de sua obra. Já em 1978, elabora o seu projeto mais bem estruturado ao qual denominou de Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. Faleceu no dia 24 de junho de 2001.


Para saber mais sobre o livro basta acessar a resenha do professor Gabriel Leite https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/21691/14445


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).




Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png