top of page

O IGHB possui um importante acervo museológico, incorporado ao longo dos anos, formando assim uma das mais representativas coleções históricas e artísticas da Bahia.

A coleção de pinturas, a maioria retratando personalidades marcantes na História do Brasil e da Bahia, poderá ser apreciada em todos os espaços da instituição.

Renomados artistas da época enriqueceram a pinacoteca do IGHB e convidam a sociedade a conhecer a História da Arte através dos variados estilos, técnicas e concepções criativas, a exemplo de obras de Presciliano Silva, Lucílio de Albuquerque, Vieira de Campos, Miguel Navarro e Cañizares, José Rodrigues Nunes, Vienot et Morisset, Ernest e August Petit, entre outros.

 

Através da coleção de mobiliário dos séculos XIX e XX, o pesquisador e os visitantes em geral percebem como vivia a sociedade baiana, cujo comportamento estava diretamente ligado às questões da moradia, dos objetos do cotidiano, das peças de uso doméstico e do trabalho. Estabelecer um diálogo com a contemporaneidade é de fundamental importância para que o acervo permaneça vivo e pulsante.

 

Outras coleções fazem parte do acervo institucional: esculturas, numismática, armaria, objetos geográficos, objetos da cultura de matriz africana e da cultura dos povos originários, porcelanas, cristais, condecorações, urnas funerárias, peças arqueológicas.

 

A visita ao acervo acontece diariamente, das 14 às 17h, gratuitamente.

 

Para grupos acima de 10 pessoas, solicitamos agendamento através do e-mail:

museu@ighb.org.br

 

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page