Vida e obra de José Wanderley de Araújo Pinho encerra lives comemorativas aos 127 anos do IGHB

Nesta quinta (27) de maio, às 17h, acontece a terceira live comemorativa aos 127 anos de fundação do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, que homenageará o historiador e ex-presidente de honra da Casa da Bahia, José Wanderley de Araújo Pinho. Participarão do encontro virtual (com transmissão pelo canal youtube/ighbba), a professora Antonieta D’Aguiar Nunes (Ufba), o professor Jaime Nascimento (IGHB) e o jornalista Jorge Ramos (IGHB), que fará a mediação. Na ocasião, o secretário geral da Casa da Bahia, Newton Cleyde Alves Peixoto, anunciará os novos associados, aprovados em reunião de diretoria realizada no dia 15 de maio.


O professor José Wanderley de Araújo Pinho, além de exercer o magistério, na condição de professor de História do Brasil na Faculdade de Filosofia da Universidade da Bahia, foi sócio benemérito e 1º vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Administrador, foi prefeito da Cidade do Salvador (1947/51), além de ter idealizado, programado e executado as festividades em comemoração ao IV Centenário de Fundação da cidade, cuja culminância se deu com Desfile dos Quatro Séculos de História.


Político, Deputado Federal na legislatura de 1924 a 1930, ainda exerceu a advocacia nas cidades de Santo Amaro, Salvador e Rio de Janeiro e a promotoria nas comarcas de Salvador e Mata de São João. Publicou os livros: Salões e Damas do Segundo Reinado, Cartas do Imperador D. Pedro II ao Barão de Cotegipe, Cotegipe e Seu Tempo. 1ª fase: 1815/1867, Política e políticos no Império, A Sabinada, D. Marcos Teixeira, Quinto Bispo do Brasil, Testamento de Mem de Sá, História de um Engenho do Recôncavo: 1552 – 1944, A Bahia: 1808/1856, Cartas de Francisco Otaviano (coligidas e anotadas), História Social do Salvador 1968 (obra póstuma). É autor do tombamento do casarão que originou a criação do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho. Foi Membro da Academia de Letras da Bahia, onde ocupou a cadeira nº 01.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).





Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h