top of page

Vamos estudar Iorubá? Live acontece dia 7 de dezembro

A língua Iorubá era falada na nossa Bahia como uma língua franca do povo africano, independente da sua respectiva etnia. Os Nagô foram os últimos povos escravizados ao chegar ao Brasil, em especial à Bahia.

Como viviam de forma urbanizada na África, logo se adaptaram as nossa cidades, se estabelecendo como modelo cultural. Conta-se que, cheios de orgulho, perguntavam aos outros negros ,"şe o n gbo Nàgó" ?(xê um bó Nagô?) ou seja, "você entende Nagô? A Língua falada por 40 milhões de indivíduos a língua Nagô é chamada de língua Iorubá. Vamos estudá-la?


A live é um encontro promovido pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, em parceria com o Gabinete Português de Leitura e acontece dia 7 de dezembro de 2020, às 16h. Será apresentada pelo professor mawó Adelson Silva de Brito (associado do IGHB) que, recentemente, ministrou curso on-line de Língua Iorubá, realizado pelo GPL.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Apenas durante a pandemia tem horário especial de funcionamento: segunda, quarta e sexta, das 13h às 18h e está situado na Piedade (Avenida Joana Angélica, 43).





Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page