top of page

Revista IGHB disponível para leitura



Este ano, 2022, marca o Bicentenário da Independência do Brasil e os 200 anos do início das lutas pela Independência da Bahia, iniciada em 25 de junho de 1822, em Cachoeira, e concluída no dia 2 de Julho de 1823, com a entrada triunfal em Salvador do Exército Libertador, que expulsou as tropas portuguesas e consolidou a independência do país.


Durante as comemorações do primeiro centenário da Independência, no plano cultural, ocorreu A Semana de Arte Moderna, de 11 a 18 de dezembro de 1922. Neste ano, quando comemoramos o Bicentenário da Independência, em termos culturais, o Museu do Ipiranga, em São Paulo, foi reaberto no dia 7 de setembro de 2022, depois de quase uma década fechado. No próximo ano, a Bahia festejará o Bicentenário de sua Independência do jugo português no dia 2 de Julho de 2023, quando esta Revista do IGHB concentrará a maior parte de seu conteúdo à nossa data magna. Além do 2 de Julho, nossa atenção estará focada também no primeiro centenário de morte de Ruy Barbosa.


Esta edição da Revista do IGHB, número 117, apresenta um conteúdo substancioso em um total de 17 artigos. Além de artigos sobre a Independência, apresenta – dentre outras publicações – textos sobre Edison Carneiro, Ruy Barbosa, Teatro Castro Alves, o Rádio no Brasil, Joana Angélica, Plano da Cidade de Bahia no Brasil, a criação da Ufba e de três museus universitários, além do relatório do Arquivo Histórico Theodoro Sampaio, da Biblioteca Ruy Barbosa e a Agenda Cultural.


Boa leitura!

Assim que a publicação no formato impresso for concluída, avisaremos aos colaboradores.



Para falar com o editor Sergio Mattos, basta enviar email para diretoria.publicacao@ighb.org.br


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page