top of page

Projeto vai restaurar telas pertencentes ao acervo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia




O projeto “Restauração de parte do acervo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia” será apresentado numa live que acontece na próxima segunda-feira (22) de fevereiro, às 17h, no canal youtube/ighbba. Estarão reunidos, o presidente do IGHB, Eduardo Morais de Castro, o restaurador José Dirson Argolo e a jornalista Alessandra Nascimento (coordenadora).


A proposta é restaurar 15(quinze) telas, devolvendo o acervo do Instituto a visitação pública. Dentre as fases da iniciativa estão a limpeza química e mecânica das obras, remoção de verniz oxidado e de retoques alterados e repinturas, fixação da camada pictórica, confecção de chassi e nova moldura e aplicação de verniz protetor nas telas. Além disso, o projeto prevê a produção de um vídeo documentário, realização de palestras e um programa de estágio para aprendizagem na área da restauração de pinturas, voltado aos alunos de Belas Artes, comofuturos disseminadores dessa arte-ciência.


O acervo museológico da Casa da Bahia, instituição cultural mais antiga do Estado com 126 anos de funcionamento ininterrupto, dispõe de uma importante coleção de retratos, que registram personagens da História da Bahia e do Brasil. São obras pintadas por renomados artistas nacionais como Presciliano Silva, Vieira de Campos, Emídio Magalhães, Miguel Navarro e Cañizares e José Rodrigues Nunes, e estrangeiros do porte de Vienot e Morrisset, Ernest Penit e August Petit.


Este projeto foi contemplado no Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.




SERVIÇO

Live de apresentação do projeto

“Restauração de parte do acervo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia”

22 de fevereiro, às 17h

Canal www.youtube.com/ighbba

Mais informações: www.ighb.org.br


Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page