top of page

Professor Miguel Monteiro faz palestra sobre o Terramoto de Lisboa de 1755 nesta segunda (27) de fev

​Na próxima segunda-feira (27) de fevereiro, às 17 horas, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia recebe o associado correspondente, professor e membro da Academia Portuguesa da História, Miguel Monteiro, para proferir a palestra "O Terramoto de Lisboa de 1755 - causas e consequências".


O Grande Terramoto de 1755 ocorreu no dia 1​º​ de novembro de 1755, estando milhares de pessoas concentradas nas igrejas de Lisboa, tendo resultado na destruição quase completa da cidade, especialmente na zona da Baixa, atingindo ainda grande parte do litoral do Algarve e Setúbal. Ao sismo seguiu-se um maremoto, bem como de múltiplos incêndios, tendo feito certamente mais de 10 mil mortos. Seriam causas naturais ou sobrenaturais?​.


Miguel Monteiro é doutor em História Moderna pela Universidade de Lisboa​, onde ​também é coordenador do Mestrado em Ensino de História​ e professor ​agregado desde 2005 e ​jubilado desde outubro de 2021, permanecendo em atividade.​ É membro de diversas instituições em Portugal, Espanha e Brasil, além de autor de diversos artigos e publicações.


Haverá transmissão pelo canal youtube.com.br/ighbba


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.


SERVIÇO

Palestra presencial "O Terramoto de Lisboa de 1755 - causas e consequências".

Palestrante Miguel Monteiro

Transmissão pelo canal youtube.com.br/ighbba

Sede do IGHB – Av. Joana Angélica, 43 - Piedade






Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page