top of page

Professor José Nilton Pereira faz palestra sobre a educação na Bahia: dos jesuítas ao ensino atual

No dia 3 de novembro de 2022, das 16h às 18h, na Faculdade Santa Casa (Pupileira), o professor José Nilton Carvalho Pereira (diretor do IGHB) fará a palestra “Informações sobre a educação na Bahia: dos jesuítas ao ensino atual”.


Durante o encontro o especialista irá debater temas como: O “Trivium” e o O Quadrivium; O Colégio "Atheneo Bahiano" (1874); O Genial Jan Amos Komenius e a Didática Magna; Expulsão dos Jesuítas por Pombal e o atraso educacional do Brasil; “A Aula Régia”, O Mestre-Escola, O Padre-Mestre; A Primeira Lei Geral do Ensino (15/10/1827); A Escola Multisseriada (Ex. 3.º Ano Atrasado Ou Adiantado); O Método Lancaster e a Escola Multisseriada. Ensino Mútuo (Monitoria); Gramática Filosófica: Ensina a Raciocinar; Da primeira Ldb ao Novo Ensino Médio + Curso Técnico.

Para participar é necessário investir 40 reais + 2kg de alimentos não perecíveis. Basta clicar no link http://portaleducacao.santacasaba.org.br:8081/web/app/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=1&f=7&ct=1&ps=43#/es/inscricoeswizard/dados-basicos


O professor José Nilton Carvalho Pereira é membro da Diretoria e benemérito do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia; diretor e Membro Benemérito da Academia Baiana de Educação, desde 2002; Conselheiro Estadual de Educação durante 15 anos (1991-2006); membro fundador do Conselho Municipal de Educação (Lauro de Freitas-BA); sócio-mantenedor do Curso e Colégio Nobel (1973-1985),o maior colégio que já existiu na Bahia com, aproximadamente, 10.000 alunos - portanto diretor de Escola há mais de 40 anos; fundador e sócio-mantenedor do Colégio Apoio; professor de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação, desde 1971.




Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page