Presidente do IGHB, Joaci Góes, recebe Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa, dia 5 de novembro, no Tribunal de Justiça da Bahia
- IGHB Bahia
- 4 de nov.
- 2 min de leitura
A Comissão Permanente de Gestão da Memória e o Fórum Permanente de Memória do TJBA, ambos presididos pelo desembargador Cássio Miranda, realizam no dia 5 de novembro, às 17h, no auditório do TJBA, a cerimônia de outorga da Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa ao advogado, jornalista, empresário, escritor e ex-deputado Joaci Góes.
O evento, realizado anualmente na mesma data, marca o aniversário de nascimento do jurista brasileiro (1849-1923). A medalha é a mais alta honraria conferida pelo Poder Judiciário do Estado da Bahia, destinada a personalidades notórias, por seus méritos e relevantes serviços prestados à Bahia e ao País.
Toda a cerimônia terá transmissão ao vivo pelo canal do PJBA no YouTube. As inscrições seguem abertas no endereço tjba.jus.br/unicorp, na aba Secretaria Acadêmica. São 150 vagas presenciais e acesso irrestrito à transmissão online.
“Merecidíssima homenagem a Joaci Góes, este grande baiano, de relevantes serviços prestados ao nosso estado, e um dos intelectuais do nosso tempo. Acerta mais uma vez o desembargador Cássio Miranda com esta feliz indicação”, diz o diretor-geral Jatahy Júnior.
veja na BIO a entrevista de Joaci Góes ao PodSaber + Unicorp.
Sobre o homenageado:
Joaci Fonseca de Góes nasceu na Fazenda São Bento, em Ipirá. Aos 12 anos de idade, mudou-se para Salvador, onde estudou nos colégios Severino Vieira e Central da Bahia. Estudou Direito na UFBA, pela qual diplomou-se em 1963.
Na condição de empresário, atuou nos ramos da construção civil, agropecuária, indústria, educação e energia. No jornalismo, foi, por mais de 27 anos, dirigente do Jornal Tribuna da Bahia e coproprietário da Rádio e da TV Aratu. Na política, elegeu-se deputado federal constituinte (1987-1989). Como intelectual, é conferencista, orador, articulista e ensaísta.
Preside a Academia de Letras da Bahia, onde ocupa a cadeira número 7, cujo Patrono é José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu. É membro efetivo da Academia de Letras e Artes do Salvador e Membro da Academia Baiana de Educação. Atualmente, preside o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.
*Texto divulgado pelo TJ Unicorp









Comentários