top of page

"Portos e Porto da Bahia" é tema de palestra do eng. Sergio Faria nesta quarta (21) set

Na próxima quarta (21) de setembro de 2022, às 16h, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove a quinta edição do Ciclo 'Aprendendo e ensinando no Café', com palestra do engenheiro Sergio Faria (Ufba) sobre "Portos e o Porto da Bahia”. O projeto tem a coordenação dos professores Caiuby Alves e Lúcia Góes.


Entre os temas a serem abordados estão: Cronologia dos portos da Bahia; A Baía de Todos os Santos, suas características e sua importância; Atividade portuária na Baía de Todos os Santos; A evolução da atividade portuária na Bahia após a Lei 8.630/93; Panorama da atividade portuária na Bahia e perspectivas futuras.


Sérgio Faria é engenheiro civil (UFBA); mestre em engenharia de produção (PUC/RJ), tendo defendido a dissertação intitulada “Utilização de modelos teóricos de filas no estudo do comportamento operacional do Terminal de Granéis Sólidos do Porto de Aratu(BA)”; ex-diretor de Engenharia da CODEBA – Cia das Docas do Estado da Bahia; foi professor universitário durante 25 anos (UFBA e UNIFACS), dedicando-se ao ensino e pesquisa nas áreas de transportes e logística, com especial ênfase em projeto e construção de portos elogística portuária; é empresário do setor de logística e atividade portuária. Escritor, com 13 livros publicados, dentre os quais “Introdução ao estudo da atividade portuária (Edufba)”, “Transporte Aquaviário e a modernização dos portos (Aduaneiras)” e “Fragmentos da história dos Transportes (Aduaneiras)”.


A entrada é gratuita. O IGHB está localizado à Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade.




Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page