top of page

"O Quinto Movimento" é tema de conferência do ex-ministro Aldo Rebelo nesta segunda (24) de abril





“Um Projeto para o Brasil: O Quinto Movimento” é tema de conferência do jornalista e político Aldo Rebelo que acontece na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (Piedade) dia 24 de abril de 2023 (segunda-feira), às 17 horas, com entrada gratuita e transmissão pelo canal youtube.com/ighbba.


Durante a conferência, o especialista vai apresentar sua visão sobre a formação do Brasil, além de oferecer ao debate propostas para o desenvolvimento socioeconômico do País. Na publicação “O Quinto Movimento: propostas para uma construção inacabada” (Já Editores), Rebelo destaca que se trata de um “depoimento sobre a Centralidade da Questão Nacional, ideia de que a Nação é o eixo organizador da vida social na presente etapa da história da civilização; a convicção segundo a qual o Estado Nacional é a organização apta a proteger os valores da dignidade da pessoa humana e a crença na certeza de que viver em um país livre de qualquer submissão a outro país é o mais sagrado dos direitos do homem depois do direito à vida”.


Na primeira parte do livro “A origem das ideias”, o autor fala de sua formação e compreensão sobre o Brasil e o mundo. Na segunda parte estão os quatro movimentos que construíram o Brasil: 1º, o da formação do território, da base física, da geografia, que compreende o ano zero de 1500 ao Tratado de Madri, em 1750; o 2º movimento é a jornada da independência, que vai de 1750 a 1822 e que se expressa nas figuras exponenciais de Tiradentes, José Bonifácio, Dom Pedro e da Princesa Leopoldina; o 3º corresponde à consolidação do território nacional, de 1822 a 1889; o 4º movimento é a República de Deodoro e Floriano, da Era Vargas, de Juscelino Kubitscheck, dos governos militares e de Lula. Na sequência pontua a urgência de medidas para enfrentar as desigualdades do país e sua reconstrução.


Aldo Rebelo é político e jornalista. Foi deputado federal em seis mandatos pelo PC do B e presidente da Câmara dos Deputados de 2005 ao início de 2007. Também foi ministro da Coordenação Política e Relações Institucionais no governo Lula; na gestão de Dilma Rousseff comandou os ministérios do Esporte, da Ciência e Tecnologia e da Defesa.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.


Comments


Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page