top of page

NOTA DE PESAR – JORGE LUIZ RAMOS




É com grande pesar que o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) comunica o falecimento do jornalista, associado e diretor da Biblioteca Ruy Barbosa do IGHB, Jorge Luiz Ramos, ocorrido na tarde desta quinta-feira, 04 de abril de 2024.


Nascido em Ipirá (BA), em 22 de abril de 1955, Jorge Ramos era graduado em Jornalismo e Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduado em "Metodologia e Didática do Ensino Superior" pela Faculdade São Bento. Como jornalista trabalhou no jornal "Diário de Notícias" e nas emissoras TV Band Bahia, Aratu, TV Bahia; TV Educativa e Rádio Educadora. Foi sub-secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Salvador e Diretor de Televisão da Secretaria Estadual de Comunicação do Governo do Estado da Bahia e Assessor de Comunicação das secretarias estaduais de Transportes e Educação, além de outros órgãos como o Teatro Castro Alves, Fundação Pedro Calmon e do Centro de Recursos Ambientais (CRA).


É autor do livro "O Semeador de Orquestras - História de um Maestro Abolicionista" (2011, Ed. Solisluna) e organizou a coleção de livros que compõem a Coleção Bicentenário do 2 de Julho", editada pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.


Eleito diretor da Biblioteca Ruy Barbosa do IGHB para a gestão 2024-2025, Ramos também integrava a diretoria da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e o Conselho Curador da Fundação Hansen Bahia, em Cachoeira.


Neste momento de dor prestamos sinceras condolências aos familiares (Aninha, Diego e Desireé), amigos e admiradores de uma das personalidades mais educadas e atenciosas que tivemos o prazer de conviver e desfrutar do seu conhecimento e amizade. A Diretoria do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia decretou luto de 03 (três) dias pelo falecimento de Jorge Ramos.


A cerimônia de cremação será no Jardim da Saudade, às 16h30, desta sexta (5) de abril.


Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Telefone: 71 3329 4463

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page