Mesa-redonda debate "As seis lições de Ludwig von Mises", com encontro dia 27 de março, no IGHB
- IGHB Bahia
- 18 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de mar.

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) convida para uma mesa-redonda que debaterá “As seis lições de Ludwig von Mises", um dos mais influentes economistas do século XX, que acontece dia 27 de março de 2025, às 17 horas.
As seis lições de Mises trazem uma abordagem fundamental para a compreensão da ação humana na economia, apresentando no texto da obra, de modo didático e sistematizado, as noções essenciais de capitalismo, consumo, socialismo, imobilidade social, planejamento governamental, inflação, salário, pleno emprego, investimento externo, migração de capitais, desenvolvimento, intervencionismo estatal, controle de preços e ideias políticas.
O formato de mesa-redonda possibilitará o diálogo e a reflexão sobre as implicações dessas ideias para o Brasil e para o mundo, proporcionando uma análise profunda e crítica do tema. Será coordenada pelo diretor Ricardo Nogueira, tendo como expositores Luiz Souza, Lúcia Azevedo e o próprio diretor.
Ludwig von Mises foi um economista e escritor que, ao longo de sua carreira, lecionou na Universidade de Viena, no Instituto Universitário de Altos Estudos Internacionais em Genebra e na Universidade de Nova Iorque. Expoente defensor da liberdade, Mises tem dentre as suas principais obras: Intervencionismo: uma Análise Econômica (1940), Governo onipotente (1944), Burocracia (1944), Ação Humana (1949), Marxismo desmascarado (1952), A Mentalidade Anticapitalista (1956) e As Seis lições (1979). Austríaco, de origem judaica, exilou-se na Suíça e nos Estados Unidos da América durante o regime nazista, tendo escrito em ‘Intervencionismo: uma Análise Econômica’ (1940): “O progresso em direção ao caos não deve ser elogiado. Nada deve ser aceito apenas por ser novo (...) Quem é 'nacionalista,' aqueles que querem colocar seu país sob os calcanhares dos Nazistas ou os que querem preservar sua independência?”
📅 Data: 27 de março de 2025
⏰ Horário: 17h
📍 Local: IGHB – Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Kommentare