top of page

Live Vencendo Demandas: reflexões sobre a Umbanda no Brasil e na Bahia acontece dia 18 de nov


A Umbanda é considerada a única religião genuinamente brasileira. Teria sido revelada, no Brasil, no dia 15 de novembro de 1908. O revelador foi o médium Zélio Fernandino de Moraes (1891-1975). Em sua estrutura estão presentes signos, significados e significantes do candomblé, espiritismo e catolicismo.

Existindo como prática religiosa de milhões de brasileiros, está presente em todo o território nacional, sendo que no estado do Rio de Janeiro, é considerada, desde o ano de 2016, como patrimônio imaterial do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade IRPH.

A live Vencendo Demandas: reflexões sobre a Umbanda no Brasil e na Bahia irá debater aspectos históricos, sócio-culturais e religiosos que envolvem a prática e existência da Umbanda no Brasil. Contando para isso com a participação de Pai Raimundo de Xangô (Centro Umbandista Paz e Justiça);Prof. Esp. Deniz Costa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Prof. Esp. Miguel Ângelo Santos Assunção (Templo de Umbanda Ogum de Ronda), com mediação do historiador Jaime Nascimento (IGHB).


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Apenas durante a pandemia tem horário especial de funcionamento: segunda, quarta e sexta, das 13h às 18h e está situado na Piedade (Avenida Joana Angélica, 43).





Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page