top of page

Live desta terça (31) de agosto debate migrações para o eixo Pelourinho/Santo Antônio

"Processos socioespaciais e migrações para o eixo Pelourinho/Santo Antônio" é tema de live que acontece na próxima terça(31) de agosto, às 17h, no canal do youtube.com/ighbba.


Com as participações do Dr. Daniel Alburquerque (UFF) como palestrante, Dra. Rosali Braga Fernandes (UNEB) como debatedora e mediação da Dra. Lina María Hurtado (UNAL), o objetivo do encontro, coordenado pelo Setor de Geografia do IGHB, é elucidar as relações entre os processos espaciais urbanos e as migrações em uma área da cidade de Salvador, denominada pelo autor de Eixo Pelourinho-Santo Antônio (EPS).


Nesta, se buscará demonstrar que os diferentes processos espaciais urbanos, que geralmente são retratados em esquemas fechados na própria cidade, podem ser observados em uma escala mundial. Para isso, realizaram-se estudos sobre migrações em Salvador – Bahia, relacionando-os com os processos socioespaciais urbanos da cidade, desde sua fundação até a contemporaneidade.


O EPS é apresentado como um polo receptor de imigrantes que em diferentes temporalidades forjou um complexo mosaico populacional com contribuições étnicas de todos os continentes.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa de Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Fundo de Cultura da Bahia).




Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page