Live debate "Um novo significado para desertificação no semiárido brasileiro e seus impactos"

Nesta quinta-feira (17 de dezembro), às 18h30, o Setor de Geografia do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove a entrevista-live “Um novo significado para desertificação no semiárido brasileiro e seus impactos”no canal youtube.com/ighbba), com a participação do Dr. Jémison Mattos dos Santos (UEFS), da Jornalista Renata Fontoura (FIOCRUZ) e dos Geógrafos Dra. Creuza Lage (IGHB) e Prof. Luciano Almeida Lopes (IGHB).


O objetivo do encontro é discutir as principais questões acerca do processo de Desertificação no Semiárido Brasileiro, que tem causado uma série de impactos socioambientais, tomando como exemplo o município de Campo Formoso na Bahia. O geógrafo Jémison Mattos, a partir dos resultados de sua tese de doutorado, trabalhará desde os aspectos biofísicos, socioeconômicos e da formação espacial, a partir dos indicadores de desertificação. Assim, o processo de degradação ambiental das terras não tão secas do Semiárido nordestino vai sendo revelado e reconhece-se a rede de interações complexas que agudiza os problemas sociais, econômicos e produz paisagens desertificadas em áreas de relevo cárstico. Processo definido como "complexo em espiral descendente" que afeta negativamente a existência cotidiana dos trabalhadores rurais e perpetua um quadro preocupante de destruição potencial ecológico-econômico das caatingas. Por fim, será apresentado um novo conceito para explicar o processo de Desertificação no Semiárido Brasileiro( KARST DESERTIFICATION SEMI ARID CLIMATE), ou seja, Desertificação em Carste.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Apenas durante a pandemia tem horário especial de funcionamento: segunda, quarta e sexta, das 13h às 18h e está situado na Piedade (Avenida Joana Angélica, 43).




Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h

Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

Funcionamento: segunda, quarta e sexta, das 13h às 18h (Durante a Pandemia da Covid-19) IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.