top of page

Leia o Ebook "Recôncavo Negro: história, personagens e cultura", do historiador Manoel Passos





Como parte do Programa Aldir Blanc da Fundação Pedro Calmon e da Fundação Cultural do Estado da Bahia, o Núcleo 21 em Cena lançou em março, o ebook Recôncavo Negro: história, personagens e cultura. Trata-se de uma pequena coletânea literária de artigos produzidos pelo historiador Manoel Passos (Manuca), que nos conduz a um agradável passeio por um pedaço da Bahia, cheio de encantos, sedução e magia.

A leitura de cada um deles é capaz de revelar traços extremamente singulares de personagens, tradições, e costumes de um povo, que mistura na sua história, em curiosa sintonia, sofrimento, coragem, irreverência e arte. No livro figuram personagens como André Rebouças, a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, Pedro Celestino, Mateus Aleluia e os Caboclos do 25 de junho e do 2 de julho.


Manoel Passos Pereira é baiano, natural de Cachoeira, Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (FFCH-UFBA); Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Bahia; e Mestre em História e Patrimônio pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), em Portugal. Na live de lançamento, Manuca conversará com o cachoeirano e economista José Augusto Costa Lopes (que também foi autor do Prefácio) sobre os personagens que aparecem no livro e sobre a cultura do Recôncavo Baiano.


O e-Book teve o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal. O livro tem projeto gráfico e editoração da IdeaDesign e uma série de fotos, tiradas pelo autor para a Exposição Irmãs Negras, realizada em 1985 na Galeria de Arte da Biblioteca Juracy Magalhães Jr., no Rio Vermelho.


Links para baixar o e-Book grátis:

Versão pdf Reader:



Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page