top of page

Inscrições abertas para o Curso História da Bahia com aulas presenciais







As inscrições para a primeira turma do curso HISTÓRIA DA BAHIA 2022 já estão abertas no link https://www.sympla.com.br/curso-historia-da-bahia-2022-turma-i---julho__1622187. As aulas acontecem de 11 a 15 de julho, das 14h às 18h, no auditório do IGHB e serão ministradas pela professora doutora Antonietta D´Aguiar Nunes. O investimento é de R$ 50,00 (cinquenta reais) e a carga horária de 20 (vinte) horas com direito a certificação.


Conteúdo programático Dia 11 – Pré História brasileira e baiana. Índios que viviam na Bahia quando os europeus chegaram

Dia 12 – Sécs. XVI e XVII: Descobrimento, Expedições explorador, guarda-costeira. Escambo do pau brasil. Capitanias hereditárias. Criação do governo geral de do bispado de São Salvador.

Dia 13 – Divisões eclesiásticas, administrativas, judiciárias. Ciclos econômicos: Açúcar como polo centralizador. Tráfico negreiro. Fumo, gado e subsistência como subsidiários.

Dia 14 – O sec. XVIII baiano Ouro em Rio de Contas e Jacobina. Feira de Santana como importante entroncamento, surgimento da feira de gado e demais gêneros, Reinados de D. José I e D. Maria I: 1750 a 1816.

Dia 15 – Sec. XIX: Transferência da Família Real. Brasil elevado a Reino. Expulsão dos portugueses e separação dos reinos lusófonos. Elevação a Império Reinados de D. Pedro I, Abdicação e Regência. Reinado de D. Pedro II. Engenhos Centrais, Abolicionismo e República. //Sec XX baiano: República.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).


Sobre a instrutora Antonietta D´Aguiar Nunes: Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre e Doutora pela Universidade Federal da Bahia, onde também lecionou a disciplina de História da Educação. Atuou como Historiógrafa do Arquivo Público do Estado da Bahia entre 1981 e 2001. É instrutora, desde 2011, do Curso História da Bahia.

SERVIÇO O que: Curso de história da Bahia Quando: 11 a 15 de julho de 2022, sempre das 14h às 18h

Sede do IGHB: Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade Instrutora: Antonietta D´Aguiar Nunes Historiógrafa do Arquivo Público do Estado da Bahia por 30 anos e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Valor: R$ 50,00 (cinquenta reais) Carga horária: 20 horas

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page