top of page

IGHB visita o Correio do Sertão e destaca o valor histórico da imprensa baiana

O Correio do Sertão recebeu no dia 23 de dezembro de 2025 a visita do Consultor Jurídico do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e Diretor da Biblioteca Ruy Barbosa, Ricardo Nogueira, em sua sede localizada na cidade de Morro do Chapéu (BA).


O Correio do Sertão é considerado um ícone da memória da imprensa sertaneja por figurar entre os periódicos mais antigos da imprensa baiana, ainda em circulação.


Fundado em 15 de julho de 1917 pelo visionário Honório de Souza Pereira, o Correio do Sertão insere-se no amplo panorama histórico que inclui jornais emblemáticos como Idade D’Ouro do Brazil (1811), Diário da Bahia (1856), A Tarde (1912) e Folha do Norte (1909), cada qual representativo de seu tempo, estando os dois últimos ainda em atividade.


A recepção do Consultor Jurídico foi conduzida pelo diretor do jornal, Edson Vasconcelos, que apresentou as instalações, o arquivo e o equipamento tipográfico que registrou mais de um século de atividade jornalística na região.


Durante a visita, ressaltou-se o papel singular do Correio do Sertão como patrimônio imaterial, responsável por registrar fatos históricos e promover a integração regional na Chapada Diamantina.


O acervo do jornal guarda todos os exemplares desde sua primeira edição, de 1917, além de preservar o maquinário tipográfico importado da Alemanha no início do século XX. Atualmente, esse equipamento passa por cuidadosa restauração, com o objetivo de voltar a produzir impressos, a servirem como souvenirs destinados a visitantes.


Ao mesmo tempo que preservação a história, o periódico busca adaptar-se às novas tecnologias de comunicação, mantendo um site próprio e empreendendo esforços para a digitalização integral do seu acervo para, futuramente, disponibilizá-lo a pesquisadores e estudiosos.


Para o IGHB, que abriga a mais antiga e extensa coleção de jornais do estado, com exemplares desde 1856, o encontro representou um momento de integração entre instituições atentas à importância da preservação da memória.


A Hemeroteca do IGHB, integrada à Biblioteca Ruy Barbosa e ao Arquivo Histórico Theodoro Sampaio, constitui um repositório insubstituível de periódicos que documentam a evolução da imprensa e da cidadania na Bahia.


A visita ao Correio do Sertão simboliza o reconhecimento do IGHB ao diálogo com o interior do Estado e à centralidade da imprensa livre como expressão da cultura, da cidadania e da memória baiana.


ree

ree

ree

 
 
 

Comentários


Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
site barra.png

INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA

Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001

Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - WhatsApp: 71 98798 9527  - Email: ighb@ighb.org.br

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 18h -  IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

bottom of page