top of page

IGHB visita o Comando da 6ª Região Militar


Aceitando o gentil convite formulado pelo Comando da 6ª Região Militar, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia visitou, no dia 09/06/2022, a sede da designada Região Marechal Cantuária, com o propósito de firmar um convênio com o Exército Brasileiro, visando a organização das atividades comemorativas do 2 de Julho de 2023.


Na visita de cortesia, a comitiva do IGHB conheceu o Espaço Cultural Marechal Cantuária, o espaço da sede e tratou de assuntos e projetos de interesse comum de promoção da cultura e difusão do conhecimento, no seio da sociedade.


Foi um encontro importante para o estreitamento dos laços do IGHB com a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEX), certificando a intenção de ambas as entidades em preservar a memória e intensificar a divulgação das atividades culturais.


Como símbolo da integração, o IGHB foi presenteado com a medalha da 6ª Região Militar e outra do DPHCEX, que passarão a compor a coleção numismática do IGHB. O Presidente Joaci Góes agradeceu o honroso encontro e declarou que o IGHB estará empenhado em manter viva a tradição cultural de reconhecimento da independência da Bahia e do Brasil.


A comitiva do IGHB compôs-se pelo Presidente JOACI FONSECA DE GÓES, pelo Secretário-Geral ROZENDO FERREIRA NETO e pelo Secretário-Adjunto RICARDO MAURÍCIO NOGUEIRA E SILVA.


Além da comitiva do IGHB, estiveram presentes o Comandante da 6ª Região Militar Gen. de Divisão MARCELO ARANTES GUEDON, o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEX) Gen. LUCIANO ANTÔNIO SIBINEL, o assessor do Comando Cel. AMÉRICO ADNAUER HECKERT, o Assessor cultural Cel. ANTÔNIO CÍCERO MOTTA LIMA, o representante do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHIMEX) Cel. MARCELO VIEIRA DE SOUZA FILHO, o pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHIMEX) Cel. ANTÔNIO FERREIRA SOBRINO, o pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHIMEX) Cel. CLÁUDIO SKORA ROSTY, o representante do Escritório do Programa Mecenas da DPHCEX (EPM) Cel. JOEL FRANCISCO CORREA, o representante da Secretaria de Patrimônio e Projetos Culturais da SPPC/DPHCEx TC GIORGIO PIZZANI TRINDADE, a Dra. historiadora do CEPHIMEX Ten. ANA BEATRIZ RAMOS DE SOUZA, a museóloga do CEPHIMEX ASP OF TAMARA DIAS TOFANI e a SV CIVIL Prof. do CEPHIMEX Dra. PATRÍCIA REGINA CORREA WANZELLER, do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil (IHGB).


Crédito texto: Ricardo Nogueira (diretor do IGHB)





Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page