IGHB retoma posse de novos associados

Após dois anos sem a tradicional posse de associados, em decorrência da pandemia do Covid-19, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia retomou a solenidade, na tarde desta quinta (13) de outubro. No encontro, o presidente do IGHB, Joaci Fonseca de Góes, conferiu o diploma e o termo de posse como Sócio Efetivo ao empresário Fausto Franco, a advogada Jovani Aguiar e ao historiador Rafael Dantas.


Durante a sessão, o secretário geral, Rozendo Ferreira Neto, apresentou a biografia dos novos integrantes. Na sequência, Joaci Góes ressaltou a atuação dos três novos associados no cenário baiano, lembrando que todos estavam aptos a também assumirem um dia a presidência da instituição. Ao chamar o historiador e professor Rafael Dantas, o presidente destacou a atuação do professor em recente curso sobre Iconografia, promovido pelo Instituto. Fausto Franco, ex-secretário de Turismo da Bahia, foi lembrado pelo desempenho à frente da SETUR, e pela idealização do Projeto de Resgate do Toque dos Sinos da Bahia. A advogada e escritora Jovani Aguiar teve como destaque na fala do presidente a publicação de seu mais novo livro "O Negro no Brasil", lançado no IGHB em abril deste ano.


Participaram do evento, além dos diretores do Instituto, Newton Cleyde Alves Peixoto, Ricardo Nogueira, Zita Magalhães, Sergio Emílio Schlang, professores, historiadores e pesquisadores, autoridades e representantes de instituições públicas, como Prefeitura da Cidade do Salvador, Tribunal de Justiça da Bahia e Governo do Estado da Bahia/Secretaria de Cultura, representado pelo Superintendente de Promoção Cultural, Alexandre Simões. “Parabenizo os novos associados do IGHB. Eles trarão mais oxigenação à instituição e aos estudos da História e Geografia”, destacou Simões.


A próxima solenidade de posse ocorrerá na quinta-feira, 20 de outubro. Até dezembro, o IGHB receberá mais de 30 novos membros.



Fotos: Jefferson Peixoto





Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png