top of page

IGHB promove simpósio em homenagem aos 177 anos de nascimento do poeta Castro Alves, dias 14 e 15 de março/24


Os 177 anos de nascimento do poeta Antônio Frederico de Castro Alves serão lembrados no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia nos dias 14 e 15 de março/24, durante o Simpósio “O Gondoleiro do Amor: a memória poética de Castro Alves revisitada”. O encontro será híbrido, sob a coordenação do professor e associado Marcos Roberto de Santana, com palestras, exposições, visitas guiadas e apresentações musicais.

 

Na abertura do simpósio, quinta (14), às 16h, o presidente do IGHB, Joaci Góes, fará conferência em homenagem a Castro Alves. Na sequencia, o Coral Renascer fará o recital ABC de Castro Alves, seguido de uma visita guiada a exposição sobre a vida e obra do poeta. Na sexta (15), através do canal youtube.com/@ighbahia, acontece a palestra “O gondoleiro do amor em revista”, com as participações dos professores Martha Ulhôa de Tupinambá (UniRio) e Marcilio Lopes (Escola Portátil do Choro). O maestro José Antonio Branco Bernardes, diretor artístico da Orquestra de Câmara Paulista, falará sobre o cd Sarau Brasil, que inclui a composição musical “O gondoleiro do amor”.

 

O poeta Castro Alves nasceu em 14 de março de 1847, na fazenda Cabaceiras, na Bahia, a pouco mais de cem quilômetros de Salvador, onde faleceu a 6 de julho de 1871. O maior poeta brasileiro de todos os tempos foi também entusiasta da luta pela liberdade, e presente na vida social e política do país. O público presente ao simpósio terá a oportunidade de conferir, no primeiro pavimento da Casa da Bahia, telas da família do poeta, além de fotografias da fazenda Cabaceiras, onde nasceu Castro Alves, manuscritos de poesias, dentre outras peças do acervo. E numa instalação temporária, no panteon da instituição, será exibido um acervo da Camerata Castro Alves, composto de livros, revistas, fotografias, recortes de jornais, cartazes, folhetos, mensagens de estudiosos, e um destaque para o poema “O Navio Negreiro”.

 

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa de Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Fundo de Cultura da Bahia).

 

Confira o resumo da programação do Simpósio

“O gondoleiro do amor: a memória poética de Castro Alves revisitada”

14 de março, na sede do IGHB

16h - Conferência do presidente do IGHB, Joaci Góes

17h - Apresentação do Coral Renascer - Recital ABC de Castro Alves

17h30 - Visita guiada à exposição sobre a vida e obra de Castro Alves

 

15 de março, no canal youtube.com/@ighbahia

16h - Palestra: O gondoleiro do amor em revista, com os professores  Martha Ulhôa de Tupinambá e Marcílio Lopes.

16h45- Depoimento do Maestro José Antônio Branco Bernardes (Orquestra de Câmara Paulista)

Coordenação: Prof. Marcos Roberto de Santana





Comentários


Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page