top of page

IGHB promove curso sobre a urbanização de Salvador



O curso tem como eixo a relação entre as formas do relevo e a urbanização, tomando como referência a Cidade do Salvador, que completa 473 anos de fundação em 29 de março. Sua ligação com sua escarpa da falha, seus vales, altos, antigos rios, é clara, tanto para seu surgimento, quando para sua posterior evolução. Além de permitir um melhor entendimento da geomorfologia de soteropolitana, as aulas conduzirão a uma melhor percepção de como foram condicionados alguns eventos históricos referenciais.


Distante de fórmulas estáticas, a apresentação caracteriza-se como um verdadeiro passeio no diálogo inapartável de adaptações antrópicas às formas do espaço, ao longo do tempo.


Apresentado já algumas vezes, sempre retornou expandido, com muitos mais dados, informações, imagens. Isto fica claro ao percorrermos o mais de milhar de imagens que compõem este curso, constituindo inesgotável referência do que se foi, do que ficou, do que será.



PROGRAMA

- A Geologia e a Geomorfologia de Salvador

- Os rios de Salvador

- Itapuã a Amaralina

- Paralela

- Rio Vermelho à Barra e à Vitória

- Avenidas de vale

- Campo Grande à Castro Alves

- Castro Alves ao Carmo

- Carmo à Liberdade, do Comércio à Calçada

- Algumas referências da Calçada ao Lobato

- Alguns eventos históricos e referências no espaço, destacando o primeiro povoamento, a fundação da cidade, os ataques holandeses, a Guerra de Independência, a rebelião Malê, a Sabinada.

Carga Horária: 40 horas divididas em 20 módulos de 2 horas.

Período: 4 a 31 de março (Plataforma Zoom), das 17h às 19h

Sobre o instrutor: Rubens Antonio é historiador e geólogo, mestre em geologia, tendo cursado também Artes Plásticas. Como Servidor público por 37 anos, hoje aposentado, atuou como geólogo, paleontólogo e historiador, no Museu Geológico da Bahia; na Coordenação da Produção Mineral, na Superintendência de Geologia e Recursos Minerais, na Companhia Baiana de Pesquisa Mineral. Também atuou na Secretaria de Minas e Energia; Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Meio Ambiente. Nestas, respondeu como chefe de projeto, chefe de setor, subgerente, gerente, membro do Comitê de Qualidade, presidente de comissão de licitações. Na Universidade do Estado da Bahia foi professor de Antropologia, Elementos de Geologia, Epistemologia, Estratigrafia, Estudos da Geosfera, História da Ciência, Metodologia do Trabalho Científico, Paleontologia. É autor dos livros História Geológica da Bahia; Cangaço na Bahia. Coautor dos livros Mapa Metamórfico da Bahia – Jequié; Mapa Metamórfico da Bahia – Rio de Contas; História da Mineração na Bahia. Autor dos EBooks Bahia – Tempos de fogo; Salvador colorizada. Coordenou a preparação e publicação de cerca de 90 livros e 10 mapas sobre Geologia, Mineração, Paleontologia e História da Bahia.


Ministrou palestras e cursos nas seguintes instituições: Biblioteca Central do Estado da Bahia; Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia – Feira de Santana; Companhia Baiana de Pesquisa Mineral; Escola de Fábrica - Brotas de Macaúbas; Gabinete Português de Leitura; Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia; Instituto de Ciências da Informação da Universidade Federal da Bahia; Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia; Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia; Museu Costa Pinto; Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas; Prefeitura Municipal de Campo Formoso; Prefeitura Municipal de Jaguarari; Rotary – Salvador - Itapagipe; Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração; Serviço Geológico do Brasil; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Campus Jequié; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia; Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).



Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page