top of page

IGHB promove curso sobre a História Geológica da Bahia



Baianos e interessados poderão conhecer a “História Geológica da Bahia” através de um curso gratuito, promovido pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (www.ighb.org.br). As aulas, através da plataforma zoom, serão ministradas pelo mestre em geologia e historiador Rubens Antonio, de 15 a 30 de abril de 2024 (sempre de segunda a quinta, das 17h às 19h).

 

Durante o curso o público vai entender porque o Estado da Bahia guarda a excepcional condição de possuir uma das mais longas e representativas histórias geológicas do planeta. serão respondidos temas de interesse público como Já ocorreram terremotos na Bahia? Já fomos atingidos por meteoritos? Que seres pré-históricos existiram aqui? Que fenômenos são vistos nos nossos céus?

 

De acordo com o instrutor, o objetivo é transmitir o conhecimento sobre o assunto de forma simples, ampla e de fácil compreensão. “Ampliou-se, em muito, graças aos nossos terrenos e estudiosos, a compreensão da evolução da própria Terra, seja em termos da história das suas rochas e seus minerais, seja em termos da evolução da Vida. A contemplação desta verdadeira riqueza, cuja abrangência toca a um público muito mais vasto que as comunidades geocientífica e mineradora, não deve permanecer restrita às suas óticas”, avalia Rubens Antonio.

 

Na programação estão temas como A Geologia e a Geomorfologia de Salvador, A História Geológica, Como encontramos a idade de uma rocha e de um evento geológico?, O surgimento do Sistema Solar, A origem da Terra, A origem da Vida, Minerais, rochas, fósseis, Idades, Períodos, Eras, Éons, Arqueozoico – A Bahia era um monte de ilhas, Os fósseis baianos mais antigos, A Bahia antiga uniu-se ao Brasil, Proterozoico – Mar e terra disputaram nosso chão, A grande glaciação, As grandes Eras da Vida, Nossa separação da África, Nossos recursos minerais.

 

 

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa de Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Fundo de Cultura da Bahia).




 

 

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page