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IGHB promove curso sobre a história da moda de 22 a 26 de julho/24, das 14h às 18h, com aulas presenciais e certificação


O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia está com inscrições abertas para o curso História da Moda. As aulas acontecem de 22 a 26 de julho de 2024, das 14h às 18h, e serão ministradas pela professora Ludmila Olicar (Mestranda, Produtora de Moda/ Coordenadora Pós Negócios e Stylist de Moda). O investimento é de 100 (cem) reais, com carga horária de 20 (vinte) horas e direito a certificação.


JUSTIFICATIVA

A moda é um fenômeno da cultura em constante evolução porque tem uma relação intima com as mudanças sociais, econômicas, tecnológicas e culturais que ocorrem ao longo do tempo.

 

Ela tem o poder de instigar reflexões mais profundas sobre quem somos e o que valorizamos e nos convida a questionar nossas escolhas de estilo e a considerar o impacto delas no mundo ao nosso redor .

 

A moda sempre acompanhou a História do mundo enquanto ela acontecia. Como exemplos, no Séc. XX, temos os anos 20 com Coco Chanel libertando as mulheres dos espartilhos, na Segunda Guerra Mundial causando uma crise no setor têxtil, na liberdade dos anos 60 através do vestir dos “hippies” e nos anos 70, participando da criação de movimentos como o Punk,  ditando a maneira de expressar o seu interior através das roupas dentre outros acontecimentos.

 

Estudar a História da Moda é fazer conexões e eixos nos aspectos culturais, artísticos, econômicos, políticos e sociais!

 

OBJETIVOS

Entender de onde veio o ritual ou tradição da moda desde a pré-história e como o simbolismo dela atua nos dias de hoje.

 

Observar a integração e o processo de transformação social da moda, colocando em discussão os tradicionais sistemas normativos de gênero, dando espaço a novas formas de entender os tipos de representação contemporâneas.

 

Verificar a moda como imagem, autoimagem, autoestima, política, padrões de beleza, inovações tecnológicas, moda de rua, tribo e a própria história em um contexto de uma época, dentre outros aspectos.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Aula 1: A Pré-História e suas vestimentas

Aula 2: De 500 A.C a 1899

Aula 3: Século XIX : Inicio do termo Moda. Décadas de lançamento dos modismos

Aula 4: Década 20 : A Primeira Guerra, A Belle Epoque, Coco Chanel

Aula 5: Década 30 : Crise de 20 (Depressão),A influencia do cinema na moda

Aula 6: Década 40 : Segunda Guerra, O movimento do New Look, Dior

Aula 7:Década 50 : Movimento dos jovens ,Anos Dourados, Surgimento do Jeans

Aula 8:Década 60 : Movimento Hippie ,Revolução Feminina

Aula 9:Década 70 : Ditadura Militar, Movimento Punk,

Aula 10:Década 80 : Surgimento dos Shoppings, Mercado de Trabalho Feminino

Aula 11:Década 90 : Tecnologia, Globalização

Aula 12:Século XXI : Novas constituições Familiares. A moda A GÊNERO

Aula 13: Divisão dos grupos, distribuição de tarefas

Aula 14: Produção da Culminância do Evento

Aula 15: Evento

  

SOBRE A INSTRUTORA:

PEDAGOGIA : Habilitação em Supervisão Escolar pela UFBA  (Universidade Federal da Bahia) / 1986; Habilitação em Licenciatura Plena (Magistério)  pela UFPI(Universidade Federal Do Piauí) / 2000.

PÓS GRADUAÇÕES: Gestão em Moda (Universidade Anhembi Morumbi /SP/2007); Negócios e  Gestão da Moda (NOVAFAPI/Teresina-PI/2010); Arte Moda e Contemporaneidade (UNIFACS/Salvador/2011); MESTRANDA EM EDUCAÇÃO (Universidad de Los Pueblos de Europa – UPE/Cambridge Internacional University – Espanha).


 

 

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