IGHB promove curso on-line de História da Bahia - Aulas acontecem de 16 a 27 de novembro




Interessados em conhecer a história da Bahia já podem se inscrever em curso on-line que será promovido pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. As aulas serão realizadas através da plataforma zoom, de 16 a 27 de novembro, das 16h às 18h, e serão ministradas pelos professores Fabricio Lyrio Santos e Sérgio Guerra Filho (UFRB) e Alfredo Eurico Matta (UNEB).

No primeiro módulo serão abordadas algumas das principais dinâmicas históricas que constituíram a Bahia desde uma capitania do Império Português até se tornar uma província do Império do Brasil, com ênfase para os processos de dominação, resistência, diversidade e protagonismo dos diferentes grupos sociais. “Elegemos como eixo de abordagem os movimentos de rebeldia acontecidos entre o século XVI e as primeiras décadas do XIX para analisarmos a trajetória e a importância desta região no processo de formação do Brasil”, pontuou os professores Fabricio Lyrio e Sergio Guerra Filho.

O módulo II tratará de construir uma compreensão político-econômica da História da Bahia. “Vamos desenvolver coletivamente uma compreensão sobre como, a partir de uma sociedade originalmente composta de povos indígenas, que se somou a presença de colonizadores ibéricos e de escravizados trazidos a força, e outras influências, foi se formando a sociedade colonial senhorial”. Conforme o especialista, essa sociedade se desenvolveu depois, em lutas de classes e de ordens sociais complexas, na direção da atual coletividade hegemonicamente capitalista, com suas relações específicas de racialidade e descriminações. “Tudo isso gerou um país dividido em ao menos dois projetos políticos antagônicos, e em meio ao desenvolvimento de relações intercontinentais presentes desde sempre. Uma discussão histórica da Economia-Política do Estado”, definiu o professor Alfredo Matta.

O investimento é de R$ 100 (cem reais), com carga horária de 40 (quarenta) horas e direito a certificação. A inscrição pode ser feita diretamente no site www.ighb.org.br ou na plataforma de inscrição Sympla.

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Apenas durante a pandemia tem horário especial de funcionamento: segunda, quarta e sexta, das 13h às 18h e está situado na Piedade (Avenida Joana Angélica, 43).

Módulo I: Movimentos sociais e resistência na Bahia colonial e provincial

Ministrantes: Sérgio Guerra Filho (UFRB) e Fabricio Lyrio Santos (UFRB)

Programa:

Sociedades indígenas e colonização

1798: transição e crise

A Guerra de Independência: a Bahia e a formação do Brasil

Tensões e acomodações na Bahia imperial

Revoltas escravas

Módulo II - Elementos para compreender as Classes e as Lutas de Classes na Bahia

Ministrante: Professor Alfredo Eurico Matta (UNEB)

Programa:

Fundamentos metodológicos;

Bases para a compreensão da construção econômica e política da Bahia colonial;

A construção das regionalidades Baianas;

O desenvolvimento do Mercado em Salvador e o Final da Escravidão;

As fases da nossas história republicana e o estabelecimento da hegemonia social burguesa na Bahia;

Entendendo projetos contemporâneos de Brasil e sus relações com o contexto brasileiro e mundial

Inscreva-se clicando aqui:

https://www.sympla.com.br/curso-historia-da-bahia-on-line---40-horas__986833

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h

Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.