top of page

IGHB presta homenagem aos 190 anos da Sociedade Protetora dos Desvalidos nesta segunda - 26 setembro

Uma homenagem aos “190 anos de fundação da Sociedade Protetora dos Desvalidos” será promovida pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia nesta segunda (26) de setembro de 2022, às 16 horas. Participam do encontro, a presidente da SPD, professora Regina Celia Rocha, o advogado Antonio Luiz Calmon Teixeira (coordenador da mesa), o professor Jair Cardoso (mediador) e o professor Lucas Ribeiro (palestrante).


A palestra tem como objetivo discutir a experiência da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), considerada a primeira associação civil negra do Brasil, fundada na primeira metade do século XIX. A SPD foi um espaço importante de resistência e mobilização negra na Bahia oitocentista, capaz de reunir trabalhadores livres e libertos de "cor preta", como se autodeclaravam à época, em torno da solidariedade, cidadania e pertencimento racial.


A Associação Protetora dos Desvalidos - SPD, fundada em 1832, como Irmandade Nossa Senhora do Amparo da Soledade dos Desvalidos, por dezenove homens negros africanos, alforriados e de origem malê, teve como líder Manoel Victor Serra. Esses homens de visão futurística tinham como objetivo dar dignidade ao povo preto através da compra de cartas de alforria, cursos de letramento e profissionalizante. Tinham também como ideal a promoção da igualdade e justiça social. Para tanto, inseriram ao estatuto: auxílio doença, auxílio funerário e assistência às viúvas dos associados. Na atualidade, seguem o legado deixado por Manoel Victor Serra de prosseguir desenvolvendo várias ações sociais, educacionais e culturais para o povo negro.


SERVIÇO

26 de setembro de 2022, às 16h

Homenagem aos “190 anos de fundação da Sociedade Protetora dos Desvalidos”

Sede do IGHB – Av. Joana Angélica, 43 – Piedade





Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page