IGHB participa de Colóquio nacional de Institutos Históricos
- IGHB Bahia
- 5 de nov.
- 2 min de leitura
Nos dias 30 e 31 de outubro, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) esteve presente no VIII Colóquio Nacional dos Institutos Históricos.
De iniciativa do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), o encontro reúne representantes das entidades congêneres de todo o país. Desta vez, o evento foi sediado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e teve como tema central "Dom Pedro II e o Brasil: 200 anos”, celebrando o bicentenário do nascimento daquele que muitos consideram o maior estadista da história nacional.
Pesquisadores, vindos de diversos estados, compartilharam análises acerca da atuação política, cultural e científica do Imperador. Os debates destacaram não apenas o papel de Dom Pedro II na consolidação da unidade territorial e institucional do Brasil, mas também sua projeção internacional e seu diálogo com grandes nomes da intelectualidade mundial, como Victor Hugo, Darwin, Pasteur, entre outros.
Em representação do IGHB, o Dr. Ricardo Nogueira proferiu a conferência intitulada “Do Trono à Memória: Dom Pedro II e as reminiscências arquetípicas da alta cultura nacional”.

Em sua exposição, o conferencista destacou o papel do Imperador na afirmação da identidade brasileira, promovendo o aprimoramento do saber e a consciência nacional, ressaltando a herança cultural e científica de Dom Pedro II que nos autoriza a classificá-lo como o Patrono Perpétuo da Cultura Nacional.
Houve consenso entre os estudiosos de que, embora figuras como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek tenham sido importantes para a construção do Estado moderno, Pedro II ocupa um lugar singular como “construtor da alma nacional”, responsável pela formação do espírito científico, cultural e moral do Brasil.
Durante o Colóquio, os participantes conheceram as instalações do IHGG e puderam observar de perto um modelo de gestão que vem se destacando nacionalmente, sob a liderança dos Drs. Jales Mendonça e Nilson Jaime.
Com o engajamento do povo goiano e do setor privado, o Instituto alcançou independência financeira em relação ao Estado, tornando-se referência no panorama nacional, especialmente em um contexto no qual muitas instituições culturais enfrentam dificuldades de obtenção de fomento público.
Como parte da programação oficial, os representantes dos Institutos foram recebidos no Palácio das Esmeraldas para um almoço com o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ocasião em que foram homenageados pelo trabalho que desenvolvem na preservação da memória histórica brasileira.
A participação do IGHB reforça seu compromisso permanente com o pensamento histórico, o diálogo federativo entre as instituições de memória e a promoção da cultura e da identidade brasileira.
Ao integrar eventos desta magnitude, o Instituto reafirma sua vocação centenária de contribuir para o estudo, a preservação e a difusão da história da Bahia e do Brasil.
Texto: Ricardo Nogueira - diretor da Biblioteca Ruy Barbosa do IGHB











Comentários