top of page

IGHB, OAB e SEAP firmam acordo de cooperação para estimular a leitura nas unidades prisionais


Na tarde desta quarta (24) de maio, representantes do IGHB, da OAB-BA e da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (SEAP) assinaram um Acordo de Cooperação para estimular a leitura, como forma de ressocialização de internos, através do "Projeto Leitura Sem Fronteiras nas unidades prisionais do Estado da Bahia".


De acordo com o documento, o objetivo é contribuir para a individualização da pena, a superação do ócio do preso e estímulo da produção cultural humana, culminando na remição de pena pelo mérito da leitura e na reintegração social efetiva dos apenados. O Projeto incentivará também a leitura aos familiares dos internos e funcionários do sistema prisional.


Marcaram presenças ao encontro o vice-presidente e o diretor e consultor jurídico do IGHB, Luiz Ovídio Fisher e Ricardo Nogueira, a vice-presidente e a assessora da diretoria da OAB-BA, Christianne Moreira Moraes Gurgel e Taysa Matos e o secretário e a chefe de gabinete da SEAP, José Antônio Maia Gonçalves e Aída Maria Cintra Telles Sampaio.


Para a efetivação do Projeto Leitura sem Fronteiras, é fundamental o engajamento da sociedade civil através da doações de obras literárias, clássicas, científicas, filosóficas, religiosas, poéticas, românticas, históricas, dentre outros estilos literários. Os livros podem ser doados ao IGHB em sua sede (Avenida Joana Angélica, nº. 43, Piedade, Salvador-BA) e, após catalogação, serão distribuídos nas unidades prisionais, adequadas pela SEAP.


Além da fase de incentivo à leitura nas unidades prisionais, o Projeto Leitura Sem Fronteiras, capitaneado pelo IGHB, estende-se a todos os ambientes de acesso público, de modo que as instituições públicas e privadas, interessadas em participar do projeto, podem entrar em contato com a coordenadora Ana Guanaes, através do e-mail leiturasemfronteiras@ighb.org.br.






Fotos: Angelino de Jesus

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page