top of page

IGHB lança Revista 115 em homenagem a Luiz Gama nesta quinta(28) de janeiro



Nesta quinta(28) de janeiro, às 17h, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove o lançamento da Revista IGHB número 115 (2020), dedicada a Luiz Gama. A live, que será transmitida direto do canal do youtube.com/ighbba, vai reunir a professora Nadja Nunes, diretora de publicações, o professor José Nilton Carvalho Pereira, vice-presidente, o escritor Joaci Góes (ex-orador oficial) do Instituto e a professora Ligia Ferreira.


Patrono da Abolição da Escravatura brasileira, Luiz Gama foi defensor da igualdade entre negros e brancos, conhecido como o advogado dos escravos, jornalista, poeta e articulador de causas em defesa da cidadania e da liberdade. “Luiz Gama foi o homem que, em tão pouco tempo de vida, deixou um legado memorável para tornar a vida dos brasileiros mais humana e igualitária. O seu exemplo é um modelo para tempos muito atuais”, destacou Nadja Nunes, diretora de publicações.

A Revista, disponível para leitura no site www.ighb.org.br, é composta por diversos artigos sobre a vida e obra de Luiz Gama, além de trazer outros temas como a Análise da vulnerabilidade ambiental de Salvador, a Bacia do Rio Paraguari, biografia de Anna Nery, homenagem aos 120 nos de Anísio Teixeira, Memorial 2 de Julho (com uma síntese biográfica de Edivaldo Boaventura), agenda cultural de 2020, relatórios da Biblioteca Ruy Barbosa e Arquivo Histórico Theodoro Sampaio.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Apenas durante a pandemia tem horário especial de funcionamento: segunda, quarta e sexta, das 13h às 18h e está situado na Piedade (Avenida Joana Angélica, 43).

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page