top of page

IGHB lamenta falecimento do associado e historiador Cid Teixeira

É com grande pesar que o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia lamenta o falecimento de seu associado, professor e historiador Cid José Teixeira Cavalcante, ocorrido na manhã desta terça (21) de dezembro.

Cid José Teixeira Cavalcante nasceu em Salvador, no dia 11 de novembro de 1924. Filho de Cidália e José, foi denominado Cid José, e reconhecido para o resto da vida e pelo mundo afora como Cid Teixeira.


Ingressou no Ginásio da Bahia, onde cursou o ginásio e o complementar. Em 1944, entrou para a Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, pela qual foi diplomado em 1948. Funcionário do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia desde estudante dedicou-se ao estudo da História. Era um exímio pesquisador e especialista na história da Bahia e de sua gente. Foi professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba e da Universidade Católica do Salvador. Também foi diretor da Fundação Gregório de Mattos.


Colaborou com diversos jornais de Salvador, especialmente a Tribuna da Bahia, e liderou a implantação do Serviço de Rádio Educação do IRDEB. São publicações do mestre: “A Bahia em Tempo de Província”; “Nordeste Histórico e Monumental”, “História do Petróleo na Bahia”, “História da Energia Elétrica na Bahia”, “História da Mineração na Bahia”, “Caminhos, Estradas e Rodovias”, “Historias, Minhas e Alheias”, “Salvador: História Visual”.


Em 1993, Cid Teixeira entrou na Academia de Letras da Bahia, onde ocupava a Cadeira 19. Em 2013, recebeu a Comenda 2 de Julho, concedida pela Assembléia Legislativa da Bahia. Em outubro de 2017, cerca de 80 pessoas acompanharam, no auditório do IGHB, a exibição do Documentário “Cid Teixeira - Enciclopédia da Bahia” (com direção de Roberto Gaguinho), além de depoimentos de ex-alunos e colegas. Em 2019 foi um dos homenageados com a Medalha e o Diploma do Mérito Bernardino de Souza, do IGHB, mas por questões de saúde não pode comparecer a solenidade.


Nossa solidariedade aos familiares, amigos e admiradores do grande mestre Cid Teixeira. Ainda não há informações sobre o sepultamento do ilustre historiador.

Consulte livros, imagens, artigos e outras publicações do historiador no site www.ighb.org.br (pesquisa on-line).


*Com informações do IGHB, site Ilustres da Bahia e José Spínola







Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page