top of page

IGHB comemora os 475 anos de Salvador com um curso gratuito

Para comemorar os 475 anos de fundação de Salvador, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia está com inscrições abertas e gratuitas para o curso “Salvador e a Bahia: Iconografia e História em Retratos e Relatos de um Tempo”. As aulas acontecem de 26 de março a 27 de abril/24 (virtual – através do zoom - e de campo), e serão ministradas pelo professor, historiador e associado do IGHB, Rafael Dantas.  

 

Durante o curso serão apresentados estudos relacionados ao universo de fotografias, gravuras, pinturas, escritos e relatos de viajantes relativos a Cidade do Salvador e a Bahia, ao longo do século XIX e início do XX, oferecendo uma rica discussão dos contextos da capital e do estado baiano, com suas tensões imersas nos panoramas sociais de cada época.

 

Ao longo desse período Salvador da Bahia, em suas transformações e permanências, foi exibida para o Brasil e para o mundo de formas variadas, faces que revelam intenções, seleções e ocultamentos. A Bahia continuou se destacando no trânsito sociocultural e político, principalmente com a produção de diversos artistaslocais com repercussão nacional e internacional, como nos anos 30 do século XX e os livros de Jorge Amado. As imagens e criações desses tempos revelam olhares que destacaram evidênciasou ocultaram fatos. Como lembra a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz: “Obras pictóricas guardam regimes de visibilidade e de extrema invisibilidade. Imagens são discursos influentes que se fixam na memória como tatuagens.” 

 

O tempo compreendido a Abertura dos Portos as Nações Amigas, em 1808, tensões, revoltas na independência e pós independência, os anos de 1850, 1888 e 1889, são pontos chaves de maior atenção. Assim como os novos caminhos e o destaque dado a uma Cidade da Bahia e seu povo nas produções dos anos de 1930. Tudo isso apresentauma vastidão de fontes históricas com sua devida análise teórica, metodológica e a contextualização com cada época, feita pelo instrutor juntamente com os outros professores convidados.

 

 

Objetivo - Discorrer sobre a Cidade do Salvador e a Bahia ao longo do século XIX e primeiras décadas do século XX, utilizando fontes iconográficas e textuais produzidas durante o recorte destacado. O espaço de tempo abrange a Abertura dos Portos em 1808 e o lançamento dos primeiros livros de Jorge Amado nos anos de 1930.





 

Rafael Dantas -  Historiador, professor formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador na área de cultura material, patrimônio, artes plásticas e iconografia; com ênfase na divulgação da Cidade do Salvador e Bahia no Brasil e no mundo, nos século XIX e início do XX. Também é consultor de assuntos históricos, culturais e políticas públicas. Colunista em diversas revistas e jornais baianos sobre patrimônio, história e turismo.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa de Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Fundo de Cultura da Bahia).




Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page