top of page

IGHB comemora 130 anos de fundação e concede medalha e diploma do mérito a cinco personalidades baianas 

 

 

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia comemorou 130 anos de fundação no dia 13 de maio de 2024. A solenidade foi marcada pela entrega da Medalha e Diploma do Mérito Bernardino de Souza a cinco personalidades que prestaram serviços de relevância ao Estado da Bahia e ao seu povo. Foram agraciados o restaurador e professor José Dirson Argolo, a secretária da fazenda de Salvador, Giovanna Victer, o jornalista Jorge Ramos (in memoriam), as Obras Sociais Irmã Dulce e a Santa Casa da Misericórdia da Bahia.

 

Na abertura da solenidade, além de agradecer a presença de todos, o presidente Joaci Góes destacou a importância do IGHB para a preservação da memória da Bahia, além de enaltecer a relevância do trabalho desenvolvido pelos 15 presidentes do Instituto desde a sua fundação, em 1894. A biografia desses dirigentes, a exemplos de Tranquilino Torres, Theodoro Sampaio, Frederico Edelweiss, Eduardo Morais de Castro, Edith Mendes da Gama e Abreu e Consuelo Pondé de Sena, foram amplamente destacadas pelo orador oficial da instituição, José Nilton Pereira, que também prestou homenagem aos associados falecidos Soane Nazaré de Andrade, Dinorah de Araújo Berbert de Castro e Jorge Luiz Ramos.


A sessão também foi marcada pela posse dos novos associados, que passaram a integrar o quadro de efetivos da instituição. Foram eles: Adenilson Ribeiro dos Santos, Andre Vaz de Campos Moureira Tourinho, Angela Andrade Ferreira, Antonio Jose Rodriguez de Mattos Gobbo, Ary da Silva Moreira, Cicero Gonçalves de Sena Neto, Cristiane Santana Guimarães, Diego de Jesus Copque, Fatima Cristina Ferreira De Sales, Filismina Fernandes Saraiva, Giovanna Guiotti Testa Victer, João Geraldo Araujo de Souza, João Henrique Larroudé de Man, José Rodrigues De Souza Filho, Maria Del Carmen Rivas Rodriguez, Marcia Denise M. S. Mascarenhas, Marcos Dos Santos Rebouças, Maria Rosina Borges Silva, Matheus de Carvalho Souto, Raul Coelho Barreto Neto, Sérgio Franco, Shayana Busson, Sonia de Alencar Serra, Thiago Pinto Dantas, Tiago Silva de Freitas e Vanessa de Almeida Dócio.

 

O Associado recém empossado, Diego Copque, fez a doação da escultura “Caboclo do Recôncavo Norte da Bahia”, de autoria do artista plástico Marcelo Gomes (natural de Lauro de Freitas). O nome do caboclo é Joaquim Eusébio de Santana, capitão mor dos indígenas da Vila de Abrantes, um dos heróis da Independência da Bahia.

 

Compuseram a mesa, além do presidente do IGHB, Joaci Góes, o comandante do II Distrito Naval, vice-almirante Antonio Carlos Cambra, Rozendo Ferreira Neto, secretário geral do IGHB, desembargador Cassio Miranda, José Nilton Carvalho Pereira, orador do IGHB, Ernesto Marques, presidente da ABI, deputado federal José Rocha, vereador Teo Senna, juíza Livia Barbosa.



No encerramento da solenidade, o presidente Joaci Góes informou que o Instituto permanece no aguardo de um retorno do governo do Estado da Bahia, a respeito do projeto “Fortalecimento das Ações Culturais do IGHB”, cuja proposta de renovação foi apresentada a Secretaria de Cultura do Estado. No mesmo instante, foi assegurado pelo deputado federal José Rocha uma emenda parlamentar de apoio a manutenção das atividades do IGHB.



 

Sobre a medalha Bernardino de Souza

A medalha leva o nome de Bernardino José de Souza, sergipano, etnógrafo, que foi professor de Geografia e História, além de diretor da Faculdade de Direito da Bahia. Autor de várias obras importantes, ficou mais conhecido na Bahia do que em sua terra natal. Seu nome está associado a um extenso acervo bibliográfico e também a realizações empreendedoras, como as construções das sedes do IGHB e da Faculdade de Direito da Bahia, onde hoje funciona a OAB-BA.


Sobre o IGHB

Fundado em 13 de maio de 1894, o IGHB é uma das entidades culturais mais antigas do Estado. Possui a maior coleção de jornais, e o maior acervo cartográfico do Estado. Na Biblioteca Ruy Barbosa e Arquivo Histórico Theodoro Sampaio estão milhares de títulos e imagens à disposição do pesquisador. O IGHB promove diversas atividades culturais e é o guardião do Pavilhão 2 de Julho, no Largo da Lapinha, onde estão os dois principais símbolos da maior festa cívica do país: o Caboclo e a Cabocla.

Comments


Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page