top of page

IGHB apoia participação dos municípios da RMS na passagem do Fogo Simbólico do 2 de Julho


Em mais uma pauta ligada aos festejos do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, na tarde desta quarta (31) de maio, sob a coordenação do presidente em exercício do IGHB, Aramis Ribeiro Costa, estiveram reunidos diretores, associados, historiadores e pesquisadores dos municípios de Camaçari, Lauro de Freiras, Mata de São Joao e Dias D´Ávila.

O objetivo era o registro de apoio da Casa da Bahia à participação das quatro cidades que compõem o antigo Recôncavo Norte, hoje Região Metropolitana de Salvador (RMS), no roteiro da passagem do fogo simbólico nas comemorações do 2 de Julho. Recentemente, a Fundação Gregório de Mattos, que administra os festejos, manifestou aprovação como ato de reparação histórica.


Para o historiador Diego Copque, esses municípios deram uma importante e decisiva contribuição para a expulsão dos portugueses na Bahia, por isso, merecem receber a visita do fogo simbólico e dos caboclos. Após as celebrações oficiais, Copque irá coordenar uma mesa redonda sobre o tema no auditório do Instituto.


O professor, pesquisador e associado do IGHB, Coriolano Oliveira Filho, lembrou que essa proposta foi registrada há mais de uma década, no livro “Resumo cronológico e noticioso da Bahia”, de José Álvares de Amaral, tendo a Fundação Pedro Calmon premiado o trabalho, reeditando único exemplar existente nas instalações da Biblioteca Ruy Barbosa.


Além do apoio do IGHB para esta iniciativa, ao longo de 2023 estão sendo realizadas diversas atividades para celebrar o Bicentenário, como parcerias com instituições de ensino, lançamentos de livros, seminários, cursos, exposições, dentre outros.


Participaram da reunião: Aramis Ribeiro Costa, Jorge Ramos, Antonio Luiz Calmon Teixeira, José Nilton Carvalho Pereira, Jair Cardoso, Luiz Freire e Luis Guilherme Tavares(IGHB); João Leite Filho, Diego Copque e o subsecretário de Cultura, Luciel Neto(Camaçari), Ricardo Matense (Mata de São João), Luiz Carlos, secretário de Cultura de Dias D´Ávila, Coriolano Oliveira e Augusto Amaral (Lauro de Freitas).


Texto e fotos: Cleide Nunes (Ascom IGHB)

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page