top of page

IGHB apoia lançamento do livro EPUCS: exposição-álbum, de autoria da professora Ana Fernandes (Ufba)


Vai ser lançado, no dia 31 de março de 2021, o livro EPUCS: exposição-álbum, resultado mais recente de um projeto desenvolvido ao longo de 15 anos, que buscou recuperar, disponibilizar para consulta e divulgar a documentação relativa ao acervo do Escritório do Plano de Urbanismo da Cidade do Salvador (EPUCS). Essa documentação inaugurou a recém-criada Seção Urbanismo, do Fundo Prefeitura Municipal, sob a guarda do Arquivo Histórico Municipal de Salvador.

O EPUCS ocupa um lugar excepcional na história urbanística da cidade. Mesmo que, contemporâneo de seu próprio tempo, elaborado no período da ditadura varguista e em plena segunda guerra mundial, polêmico em alguns de seus princípios e modos de operação, ele é até hoje considerado como a mais importante experiência de planejamento urbano soteropolitano do século XX, em termos de sua abrangência e das teorias, concepções e desenho de cidade ali desenvolvidos.

Assim, sequenciaram-se a disponibilização do acervo, com cerca de 4.600 documentos, acompanhada pelo livro Acervo do EPUCS: percursos, contextos, acesso, em 2014; o CD EPUCS: exposição digital, em 2016; e agora o livro EPUCS: exposição-álbum, que deveria ter sido lançado há um ano, mas adiado, em função da pandemia.

O objetivo do livro EPUCS: exposição-álbum, formato escolhido por serem os álbuns instrumentos de trabalho do próprio EPUCS, é o de dar a conhecer esse plano de forma panorâmica, percorrendo vários de seus meandros e, através de sua divulgação, motivar o interesse pela história do urbanismo e pelo processo de construção de nossas cidades.

Fruto de apoios institucionais diversos e trabalho cooperativo entre muitas e muitas pessoas, que esse processo possa dar fôlego e esperança a outras iniciativas de preservação de acervos documentais voltados para a história de nossas cidades. Que nossas instituições de memória possam se fortalecer, alargando os campos do conhecimento, da cultura e da invenção.

O lançamento contará com a participação de Sergio Ekerman – diretor da Faculdade de Arquitetura da UFBa; Fabio Mota – Secretário de Cultura e Turismo de Salvador; Fernando Guerreiro – presidente Fundação Gregório de Mattos; Tania Scofield – presidente da Fundação Mário Leal Ferreira; Adriana Santos – arquivista do Arquivo Histórico Municipal de Salvador; Jaime Nascimento – coordenador de cultura do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia; e Ana Fernandes - professora da Faculdade de Arquitetura da UFBa.


Quando: 31 de março, 18hs

Onde: Link YouTube FAUFBA


Apoio: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia


Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page