top of page

História da Imigração italiana no Brasil: relações sociais e culturais é tema de palestra dia 17 out


Por ocasião dos 150 anos da Imigração italiana no Brasil, cuja comemoração ocorrerá em 2024, a escritora italiana Antonella Rita Roscilli vai proferir palestra sobre o tema na próxima terça (17) de outubro de 2023, às 17h, na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.


A proposta é apresentar a trajetória do imigrante italiano no Brasil, focando as razões que empurraram milhões de italianos a deixar sua terra natal para enfrentar a longa viagem no Oceano Atlântico, chegando em um país totalmente desconhecido. Ao mesmo tempo, será ilustrada a presença do italiano ao longo da história do Brasil, com algumas notas sobre a contribuição italiana na cultura brasileira e particularmente baiana. Resultado de muitos anos de pesquisa, o tema foi parte de um capítulo da Tese de Doutorado e da obra “Zélia Gattai e a Imigração Italiana no Brasil entre os séculos XIX e XX” que a autora lançou no Brasil com a editora Edufba.


Antonella Rita Roscilli é italiana, pesquisadora, escritora, brasilianista, jornalista e tradutora. Membro correspondente pela Itália do IGHB e da ALB. É diretora da “Sarapegbe”, Revista italiana Bilíngüe de Dialogo Intercultural e doutora em Estudos Muldisciplinares no IHAC da Ufba. Suas áreas de pesquisa são principalmente Intercultura, Memória e História da Emigração italiana.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.


Haverá transmissão pelo facebook do IGHB.







Comments


Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page