Educadora Candolina Rosa recebe homenagem nesta quarta(29) de setembro

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia presta uma homenagem ao centenário de nascimento da educadora Candolina Rosa de Carvalho Cerqueira, em live que acontece nesta quarta (29) de setembro, às 17h, no canal do youtube.com/ighbba. No encontro virtual falarão as professoras Ione Souza e Rita Carvalho, com mediação do historiador Jaime Nascimento.

Professora primária aos 18 anos pela Escola Normal da Bahia, Candolina Rosa (nascida em 12 de setembro de 1921) graduou-se em Línguas Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UFBA, em 1949. Fundou e dirigiu os colégios Lomanto Junior, Santo Antônio e João XXIII. Foi mestra por seu dom de transmitir conhecimento de Língua Portuguesa para várias gerações nos colégios Central da Bahia, Severino Vieira, Marista e Sophia Costa Pinto. Também dirigiu o Ginásio Estadual Ministro Pires de Albuquerque (GEMPA) em 1971. Faleceu no dia 4 de abril de 1973.

A Revista IGHB 116 (2021) dedicará um dossiê a Candolina Rosa. A centenária publicação tem como política reverenciar heróis e heroínas baianos que foram esquecidos na história brasileira. A previsão de publicação é até dezembro.

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).





Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h