top of page

Diretor do IGHB visita o Instituto Sociocultural Flávia Abubakir

Em retribuição à visita do Instituto Flávia Abubakir à Casa da Bahia, ocorrida no início do mês de julho, a convite, o diretor Ricardo Nogueira, do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, esteve na sede da associação cultural anfitriã, no dia 19/07/2022, com o propósito de conhecer o raro acervo iconográfico, bibliográfico e documental, que possui registros desde o período colonial.


Em meio a tantas preciosidades bibliográficas, distinguem-se a obra completa de Rui Barbosa e a segunda edição do livro Reflections on the Revolution in France, do prestigiado autor Edmund Burke. Em excelente estado de conservação, a edição londrina data de 1790. Cuida-se da obra mais importante para a compreensão da ruptura política e social empreendida pela revolução francesa, escrita enquanto o movimento histórico se desenvolvia, explica o diretor Ricardo Nogueira.


A visita foi dirigida pela museóloga diretora do Instituto Flávia Abubakir, Ângela Ferreira, e pelo Prof. da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Pablo A. Iglesias Magalhães, que também é membro do IGHB.


Fruto do compromisso social do casal Flávia e Frank Abubakir, o Instituto é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, voltada para a realização, a manutenção, o desenvolvimento, o patrocínio e o fomento de programas e projetos sociais, educativos e culturais.


O relacionamento estabelecido entre as entidades culturais reflete um compromisso da sociedade civil pela preservação da memória e pela promoção da cultura, especialmente no estado da Bahia.


Da disponibilização do acervo a pesquisadores


O que se iniciou como um projeto de conservação da memória familiar, hoje constitui um importante repositório da história de grandes empreendedores que colaboraram para a construção do nosso país, destacando-se na industrialização e ferrovia.


Reunindo mais de 10 (dez) mil itens, a particular coleção Flávia e Frank Abubakir reúne também objetos de arte, disponibilizando o acesso a pesquisadores em geral, através de prévio agendamento pelo e-mail contato@institutoflaviaabubakir.org.





Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page