Diretor do IGHB visita Fundação Casa de Rui Barbosa

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, através do diretor Ricardo Nogueira, realizou visita de cortesia à Fundação Casa de Rui Barbosa, no dia 07/07/2022, com o propósito de conhecer o acervo e cultivar os laços fraternais entre as duas casas.


Foi um encontro importante para o estreitamento das relações das entidades culturais que possuem o interesse comum de difusão do conhecimento e preservação da memória. Os representantes das casas revelaram espírito cooperativo, com vistas à realização de novos eventos conjuntos, como foi a palestra “vida e obra de Rui Barbosa”, ministrada pela nobilíssima presidente Letícia Dornelles, no dia 25/01/2021, no auditório do IGHB. A visita foi acompanhada pela diretora da FCRB Luziana Lessa.


Na oportunidade, Ricardo Nogueira percorreu o museu, o jardim histórico e a biblioteca. O museu, com a sua destacada arquitetura, no estilo neoclássico, constitui-se de cômodos como a sala de Haia, sala da abolição, a sala da Constituição, sala civilista e a sala da Bahia. A biblioteca compõe-se de impressionantes 37.000 volumes que pertenceram ao patrono da advocacia, tendo a maioria deles as marcas do efetivo uso pelo jurista.


Como símbolo da amistosa integração, a presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa publicou mensagem de honra pela visita recebida. Já o diretor do IGHB agradeceu a afetuosa recepção da casa do patrono da advocacia e certificou o louvável cuidado que a fundação tem dispensado ao seu rico acervo.











Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png