top of page

Curso "Leituras geográficas: rep. das dinâmicas e processos espaciais" está com inscrição aberta

CURSO GRATUITO

27 DE MARÇO A 17 DE ABRIL

Aulas segundas e quartas, das 18h às 20h (Plataforma zoom)


Leituras geográficas: representações das dinâmicas e processos espaciais






A arte pode ser considerada uma fonte de investigação e análise do espaço geográfico, suas dinâmicas, processos, contradições. A arte, entendida também como representação espacial, possibilita a compreensão de relações entre as pessoas e os lugares, as contradições socioespaciais existentes, o significado que o lugar tem para quem o vivencia e o experiência.


O curso estará fundamentado em discussões a respeito de conceitos como: espaço e espaço vivido, a partir de referenciais teóricos da ciência geográfica.


O intuito é apresentar uma breve contextualização acerca da institucionalização da geografia e a história do pensamento geográfico; com posterior ênfase na Geografia Crítica e a Geografia Humanista. Serão abordadas as categorias-chaves da Geografia, além de articulações teórico-analíticas com algumas canções da música popular brasileira. O objetivo é auxiliar os cursistas na realização de leituras de mundo que articule teoria geográfica e percepção e obras de artistas.


Objetivo geral: Analisar as canções como representações espaciais e do cotidiano, revelando relações e dinâmicas que ocorrem no espaço vivido.


Objetivos específicos: Refletir acerca dos conceitos de espaço geográfico e de espaço vivido; Identificar através da articulação entre categorias geográficas e canções elementos que se relacionem com a produção e reprodução do espaço; Compreender como as canções podem também ser entendidas como representações espaciais e maneiras de revelar o mundo.


PROFESSORA: Lívia Rita Castro dos Santos

Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia, na linha de Análise Urbana e Regional. Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí. Graduada no curso de Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Salvador. Atua em pesquisas com os seguintes interesses: História do Pensamento Geográfico, Geografia Urbana, Planejamento Urbano, Redes Geográficas.


PROGRAMAÇÃO:

27/03/2023 - Breve contextualização sobre a história do pensamento geográfico

29/03/2023 - Conceitos da Geografia

03/04/2023 - Introdução a Geografia Crítica

05/04/2023 - Introdução a Geografia Humanista

10/04/2023 - O espaço geográfico como representação da realidade nas músicas Água de Meninos de Gilberto Gil e Interior da banda 5 a seco

12/04/2023 - O espaço geográfico como representação da realidade nas músicas Saudades da Minha Terra de Belmonte & Amaraí e Meu lugar de Arlindo Cruz

17/04/2023 - Exposição das análises das músicas selecionadas pelos cursistas


REFERÊNCIAS:

ARLINDO CRUZ. Meu Lugar. Arlindocruz [compositor]. In Batuques do Meu Lugar. Sony Music, 2012.

BELMONTE & AMARAÍ.Saudades da minha terra. Belmontee Goiá [compositores]. In , RCA Camden1967.

CARLOS, Ana Fani Alessandri; SANTOS, César Simoni; ALVARES, Isabel Pinto (orgs). Geografia urbana crítica: teoria e método. São Paulo:Contexto, 2018, 160 p.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: FFLCH, 2007, 123 p.

CASTRO, Iná Elias de; GOMES,Paulo César da Costa; CORRÊA,Roberto Lobato (orgs).Geografia:

conceitos etemas, 2ed. Rio de Janeiro:Bertrand, 2000, 354 p.

A SECO. Interior.Tó Brandileone e Vinicius Calderoni[compositores]. In Pausa. Gravado por Tó Brandileone no Estúdio do Tó, 2019.

GILBERTO GIL. Água de Meninos. Gilberto Gil e José Carlos Capinan [compositores]. In Louvação.Universal,1967.

LEFEBVRE,Henri. La presencia y la ausencia: contribución a la teoría de las representaciones. México Fundo de Cultura Econômica, 1983.

LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão: início- fev. 2006.

MARANDOLA JÚNIOR, Eduardo; HOLZER, Werther; Oliveira, Lívia de. Qual o Espaço do Lugar?. São Paulo: Perspectiva, 2014, 307 p.

SANTOS, Lívia Rita Castro Dos. A Bahia de Gilberto Gil: o espaço geográfico na música água de meninos como representação da realidade. Anais doXIV ENANPEGE. Campina Grande:Realize Editora, 2021

SANTOS, Lívia Rita Castro dos. Vivências, percepções e representações na cidade de Valença - Bahia, como subsídio para a construção de um PDDU participativo. 2022. 167 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Ba, 2022.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. 4 ed. São Paulo: Edusp,2006, 260 p.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado,fundamentos teórico e metodológico da Geografia. 6. ed. São Paulo: EDUSP, 2014. 136p.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 7ed. São Paulo:EDUSP, 2007, 176 p.

SERPA, Angelo. Teoria das representações em Henri Lefebvre: por uma abordagem cultural e multidimensional da geografia. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 487-495, 2014.

SERPA, Angelo. Por uma geografia dos espaços vividos: geografia e fenomenologia. São Paulo: Contexto, 2019, 128 p.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar.(Tradução de Lívia de Oliveira). São Paulo: DIFEL,1983.


Observação: As aulas serão ao vivo através da plataforma zoom. Os certificados serão emitidos para os alunos que tiverem 75% de participação nos encontros.



O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.


Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page