Canudos é tema do última palestra do ano do projeto Aprendendo e ensinando no Café, com a professora Antonietta d´Aguiar Nunes
- IGHB Bahia
- há 1 dia
- 1 min de leitura

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove o última encontro do ano do projeto Aprendendo e ensinando no Café com a palestra "Canudos: O Belo Monte de Antonio Conselheiro, uma sociedade comunitária", que será pronunciada pela professora doutora Antonietta d´Aguiar Nunes.
A especialista vai falar da vida de Antonio Conselheiro desde seu nascimento em Quixeramobim, Ceará, suas andanças pelo Nordeste como ermitão e rezador, seu possível contato com o padre mestre Ibiapina fundador de várias Casas de Caridade no Nordeste, os trabalhos do Conselheiro ao reformar e construir igrejas e cemitérios em vários pontos do Nordeste e seu estabelecimento em uma fazenda abandonada
em Canudos, onde ele construiu com seus seguidores, uma nova vila por ele denominada Belo Monte, onde orava e atendia a quem o procurava.
Muitos camponeses das redondezas abandonavam as fazendas dos senhores de terra onde trabalhavam, vendiam tudo o que tinham e iam para o Belo Monte viver junto ao Conselheiro. Isso aborreceu os coronéis que se dirigiram ao governo pedindo que extinguisse o povoado. Quatro expedições foram mandadas contra os conselheiristas: duas estaduais e duas federais, até que no dia 05 de outubro de 1897 a Canudos do Conselheiro foi arrasada, tudo queimado, mortos os últimos resistentes.
O projeto é coordenado pelos professores Caiuby Alves e Lúcia Góes e a entrada para a palestra é gratuita.








Comentários