top of page

Canudos é tema da última palestra do ano do projeto Aprendendo e ensinando no Café, com a professora Antonietta d´Aguiar Nunes

Atualizado: 4 de dez. de 2025


O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove o último encontro do ano do projeto Aprendendo e ensinando no Café com a palestra "Canudos: O Belo Monte de Antonio Conselheiro, uma sociedade comunitária", que será pronunciada pela professora doutora Antonietta d´Aguiar Nunes, nesta quinta (4) de dezembro de 2025, às 16h.


A especialista vai falar da vida de Antonio Conselheiro desde seu nascimento em Quixeramobim, Ceará, suas andanças pelo Nordeste como ermitão e rezador, seu possível contato com o padre mestre Ibiapina fundador de várias Casas de Caridade no Nordeste, os trabalhos do Conselheiro ao reformar e construir igrejas e cemitérios em vários pontos do Nordeste e seu estabelecimento em uma fazenda abandonada

em Canudos, onde ele construiu com seus seguidores, uma nova vila por ele denominada Belo Monte, onde orava e atendia a quem o procurava.


Muitos camponeses das redondezas abandonavam as fazendas dos senhores de terra onde trabalhavam, vendiam tudo o que tinham e iam para o Belo Monte viver junto ao Conselheiro. Isso aborreceu os coronéis que se dirigiram ao governo pedindo que extinguisse o povoado. Quatro expedições foram mandadas contra os conselheiristas: duas estaduais e duas federais, até que no dia 05 de outubro de 1897 a Canudos do Conselheiro foi arrasada, tudo queimado, mortos os últimos resistentes.


O projeto é coordenado pelos professores Caiuby Alves e Lúcia Góes e a entrada para a palestra é gratuita.


Sobre a palestrante:


ANTONIETTA D´AGUIAR NUNES é instrutora do Curso de História da Bahia, promovido pelo IGHB, desde 2011. Graduou-se em História em 1963 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Ufba. Residiu em São Paulo onde fez a Pós-Graduação em Arte e Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, lecionando História na Pontifícia Universidade Católica e na Faculdade Prof. Carlos Pasquale. Retornando a Salvador, ensinou História da Bahia na Faculdade de Turismo da profª Olga Mettig e ingressou na Faculdade de Educação da UFBA para dar aulas de História da Educação, como professora substituta e depois concursada, onde fez o Mestrado e o Doutorado. Foi ainda Historiógrafa do Arquivo Público do Estado da Bahia, desde 1981 até quando se aposentou em 2011.

 

É autora, dentre outras publicações, dos livros “Salvador a primeira capital do Brasil. Ilustrações de Mario Barata” (2008); “Conhecendo a História da Bahia da pré-história 1815” (2013); “História baiana dos tempos pré-históricos ao Brasil reino. 2 ed. Revisada”. (2017); “História da Bahia: monárquica 1816-1889” (2018).



 
 
 

Comentários


Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
site barra.png

INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA

Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001

Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - WhatsApp: 71 98798 9527  - Email: ighb@ighb.org.br

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 18h -  IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

bottom of page