Arquiteta Cybele Santiago faz palestra sobre os arcos e bondes de Salvador na quarta(8) de junho



Na próxima quarta(8) de junho de 2022, às 16h, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove a segunda edição do Ciclo de palestras Aprendendo e ensinando no Café, com palestra da arquiteta e urbanista Cybele Celestino Santiago sobre "Os Arcos e Bondes de Salvador". O projeto tem a coordenação dos professores Caiuby Alves e Lúcia Góes.


Os transportes coletivos que circularam, regularmente, em Salvador, antes dos ônibus, foram os bondes. Deslocando-se sobre trilhos, foram introduzidos com o objetivo de interligar os bairros da cidade entre si e a cidade com os seus arrabaldes. A princípio, o sistema de tração era animal (burros), posteriormente à vapor (locomotivas) e, em sua última fase, os bondes, circularam com tração elétrica. Inclusive, graças aos empresários dos bondes é que a eletricidade chegou a Salvador. Igualmente graças a estes empresários, foram abertas novas vias e criados diversos viadutos, elevadores e planos inclinados. Os viadutos arqueados, pelos quais passavam os bondes, eram chamados de “arcos”. Os bondes desapareceram em 1961, deixando saudades. O 2º e o 3º arcos desapareceram poucos anos depois, para dar lugar a novas avenidas. O 1º arco foi engolido pela cidade e pouca gente, hoje, lembra-se da sua localização. Gostaríamos, como forma de resgatar a nossa memória, de contar um pouco da história dos arcos e dos bondes, destacando fatos que aconteceram em nossa cidade, mas que sequer pensávamos que tivessem existido, é o que pretende a palestrante.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png