top of page

Reabertas as inscrições para o curso “Salvador, evolução urbana, eventos históricos e condicionante


O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia vai promover de 10 a 21 de agosto, com aulas on-line (ao vivo, das 16h às 18h), o curso: “Salvador, evolução urbana, eventos históricos e condicionantes naturais”, que será ministrado pelo geólogo, historiador e mestre em Geologia Rubens Antonio.

As aulas presenciais estavam previstas para março, em homenagem aos 471 anos da primeira capital do país, mas foram suspensas em virtude da pandemia do coronavírus. Por isso, novas vagas estão sendo disponibilizadas para a turma on-line.

A proposta é mostrar a associação entre as formas do relevo, suas propriedades, condicionamentos, a urbanização e a História de Salvador. Ao participante será viabilizada a compreensão da geomorfologia de Salvador, da sua escarpa da falha, seus vales, altos, antigos rios, como foram condicionadas e se deram as modificações urbanas de Itapuã a Barra, e desta ao Bonfim.

“Neste passo, perceberemos que, apesar de existido muito espontaneísmo, o fortuito foi raro. Sem a percepção do espaço, no Tempo, de como sinalizou e condicionou a urbanização, ofereceu possibilidades, aceitou, usou ou derrubou limites, muitas vezes sequer conseguimos inteligir muitos eventos históricos”, explica Rubens. “É dessa forma que este curso aprimora instrumentos que facilitam o entendimento da atualidade urbanística soteropolitana”, complementa o instrutor.

As aulas terão carga horária de 20 horas e direito a certificação. A inscrição tem investimento de R$ 60,00 (sessenta reais). Quem não puder participar das aulas ao vivo, poderão assistir posteriormente a gravação.

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Programação do curso:- A origem dos terrenos soteropolitanos – uma longa história- A Geologia e a Geomorfologia de Salvador- Os rios de Salvador- As modificações urbanas de Itapuã a Amaralina- As modificações urbanas do Rio Vermelho à Barra e à Vitória- Primeiro povoamento- A escarpa de falha geológica- As modificações urbanas do Campo Grande à Castro Alves- O ataque holandês de 1624- As modificações urbanas da Castro Alves ao Carmo- Fundação- As modificações urbanas do Carmo à Liberdade, do Comércio à Calçada- Enseada dos Tainheiros - Alagados - O ataque holandês de 1638- A Guerra de Independência- A rebelião Malê- A sabinada.

ATENÇÃO - OS ALUNOS INSCRITOS NO CURSO DESDE MARÇO ESTÃO GARANTIDOS NESTA TURMA ON LINE. Não precisa refazer a inscrição. Caso tenha feito, solicite reembolso.

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page