top of page

Programação do 2 de Julho


Foto: Marisa Viana

NO PAVILHÃO 2 DE JULHO - LAPINHA

2 de julho

Homenagem aos Heróis da Independência da Bahia.

8h – Hasteamento das bandeiras Participação restrita ao governador, prefeito da capital, presidente da Assembleia Legislativa e presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). 8h15 – Coletiva de Imprensa Será montado um toldo onde as autoridades concederão a entrevista. A imprensa ficará em área reservada. 8h30 – Deposição de flores aos Heróis da Independência no monumento do general Labatut Participação apenas das autoridades civis e militares. Obs: O Largo da Lapinha, onde ocorrerão as celebrações, apenas terão acesso as autoridades civis e militares, e a imprensa com identificação do veículo. Toda a área estará interditada por gradil.

PROGRAMAÇÃO VIRTUAL

>> AGENDA GERAL - 2 a 7 de julho

Toda a programação ficará disponível no canal do YouTube da Fundação Gregório de Mattos a partir do horário de entrada. Após a realização, também ficará disponível nas redes do IGHB.

Click no 2 de Julho:

Mostra Fotográfica Virtual

Do dia 02 a 06, nas redes sociais da FGM e IGHB, será postada uma foto por dia, explicando os elementos da data cívica, com fotos de Marisa Vianna ilustrando.

Os seguidores podem participar, postando em suas redes, fotos do Dois de Julho de qualquer ano, usando a #clicknodoisdejulho e marcando a FGM (Instagram @fgmoficial e Facebook @fgmcultura).

No dia 07, será postado um álbum com as fotos selecionadas, durante a semana.

Programação Detalhada

2 de julho (quinta-feira) -

08:00 - Estreia do filme “Sonho de Liberdade” Documentário sobre o 2 de Julho (Direção: Yuri Rosat)

Sinopse: Dois de Julho: Um Sonho de Liberdade é um curta-metragem documental que retrata a importância da Independência da Bahia na construção da identidade cultural do povo baiano. Ao lançar um olhar sobre as expressões populares que tomam as ruas todos os anos, o documentário mostra como a história se manifesta através do protagonismo do povo e do seu desejo por liberdade.

18:00 29º Encontro de Filarmônicas com Maestro Fred Dantas - Edição especial online

3 de julho (sexta-feira)

08:00 às 20:00 - Exibição do filme “2 de julho: Guerra da Independência” (Direção: Renato Barbieri)

Sinopse: Guerra da Independência na Bahia detalha os conflitos ocorridos na região entre portugueses e brasileiros, que tiveram seu desfecho em 2 de julho de 1823 com a vitória brasileira. Com um rico acervo de imagens históricas e atuais, entrevistas com historiadores baianos e cenas de celebração popular do “2 de julho”, o filme conta com um rigor histórico de excelência para explicar porque a Bahia comemora a independência em outras datas.

14:00 - “Mulheres da Independência: Episódio 1 - Maria Quitéria” (Professora: Marianna Farias)

18:00 - Cineclube Boca de Brasa - Roda de conversa sobre o filme “Sonho de Liberdade” com participação do diretor Yuri Rosat, mediação de George Vladimir e alunos do Boca de Brasa

4 de julho (sábado)

08:00 às 20:00 - Exibição do filme “2 de Julho: Caminhos da Liberdade” (Direção: Mira Silva e Pedro Santana)

Sinopse: A história começa quando quatro crianças encontram, numa antiga senzala, um mapa bem diferente do que elas conhecem. Os pequenos Felipa, Quitéria, Ladislau e João embarcam em uma aventura histórica e lúdica, cheia de conhecimento, na companhia do professor Marcelo. Ao longo da narrativa, fatos curiosos da guerra pela Independência do Brasil na Bahia são revelados.

10:00 - Brincando com o 2 de Julho - Explicação: A programação "Brincando com o 2 de Julho" promove jogos educativos que têm como objetivo entreter e estimular crianças, adolescentes e jovens a aprender sobre os fatos e personagens históricos relacionados à Independência da Bahia. Serão divulgados nas redes sociais da FGM jogos de tabuleiro e virtuais (caça-palavras, quiz, cruzadinha e bingo) direcionados a públicos de diferentes idades. Os oitos jogadores que tiverem maior pontuação no quiz online serão premiados com kits de livros que abordam temas relativos ao patrimônio cultural baiano, doados pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).

14:00 - “Mulheres da Independência” Episódio 2 - Joana Angélica” (Professora: Patrícia Valim)

5 de julho (domingo)

08:00 - Exibição do filme “Fui pra rua e volto já” (Direção: Lucas Franco)

Sinopse: Apresentado em 3 episódios, o documentário apresenta de que maneira os baianos se relacionam com a data,como é o cortejo do 2 de julho em Salvador e questiona se a data deve ter mais relevância ou não.

10:00 - Brincando com o 2 de Julho

14:00 - “Mulheres da Independência” Episódio 3: Maria Felipa” (Professora: Luana Soares)

6 de julho (segunda-feira)

08:00 - Exibição do filme “Balizando 2 de Julho (Direção: Fabíola Aquino)

Sinopse: Documentário que aborda a temática LGBT no desfile cívico do 2 de Julho, Independência da Bahia, sob a ótica das balizas gays e transexuais das bandas de fanfarra e toda comunidade. Participação especial do ativista dos direitos humanos Jean Wyllys.

10:00 - Brincando com o 2 de Julho

14:00 - Série “Mulheres da Independência” Episódio 4: Caretas do Mingau” (Professora: Vanessa Pereira)

7 de julho (terça-feira)

10:00 - Brincando com o 2 de Julho

LIVE

16:00 - “Patrimônio É… A Independência do Brasil na Bahia” (Convidados: Antonietta D’Aguiar Nunes / Fábio Baldaia / Fred Dantas / Rita Barbosa / Mediação Edvard Passos)

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page