top of page

"Xangô, São João e as fogueiras de Junho" é tema de live dia 19 de junho

Nesta sexta (19) de junho, às 17 horas, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove a live “Xangô, São João e as fogueiras de Junho”, direto do Canal Youtube.com/ighbba. O objetivo do encontro, que vai reunir os professores Ricardo Aragão, Gildeci Leite, Pai Raimundo de Xangô, ​com mediação da professora Maria Alice Silva, é tratar do culto ao Orixá Xangô/Inquice Zazi e do porquê de alguns o festejarem no mês de junho e acreditarem que a fogueira o aproxima de São João Batista.

Para o associado do IGHB e professor Gildeci Leite, a live será uma oportunidade de o público conhecer mais sobre as relações sincréticas e paralelísticas entre Xangô e os santos católicos, mais especificamente aqueles festejados durante o período junino. “Entre as relações serão discutidas especificidades das representações do fogo e seus significados para Xangô, São João e São Pedro. A intenção é conversar sobre como o povo de axé festeja Xangô e os santos juninos ora de forma separada, ora de forma integrada, preservando, sempre, simbologias do fogo”, explica.

Outra abordagem que será destacada é a do professor Ricardo Aragão, sobre o conceito de Cosmopolítica Bantu e sua relação com o candomblé Angola. O conceito de hospitalidade entre os povos Bantu permitiu uma espécie de comunhão das várias entidades do raio e do fogo nos Mukixi Nzaze e Luango.

Na sequência, o Pai Raimundo de Xangô, do Centro Umbandista Paz e Justiça, falará sobre o orixá do fogo e da justiça, Xangô - que, no sincretismo religioso, está relacionado aos Santos católicos São João e São Pedro.

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page