top of page

IGHB promove exposição em homenagem a Anna Nery


IGHB promove exposição em homenagem a Anna Nery O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove, até o dia 31 de janeiro de 2020, a I Exposição de Célebres da Bahia: A Mulher Anna Nery. Na mostra estão expostos, para apreciação dos visitantes, a tela, livros e materiais que pertenceram a esta heroína. A abertura da exposição ocorreu dia 13 de dezembro, durante o lançamento da Revista IGHB 114, cuja edição reúne algumas memórias sobre a trajetória da heroína baiana Anna Justina Ferreira Nery. Saiba mais:

A vida de Anna Nery (1814-1880), cachoeirana, deve ser conhecida e pesquisada, pois a sua missão, no seu tempo, é exemplo para muitas gerações. A trajetória como mulher, mãe e patriota transcendeu os limites de nosso país. Num contexto adverso, enfrentou e venceu preconceitos e discriminações. Mulher guerreira, abdicou de uma zona de conforto em prol de trabalho humanitário. A sua luta, assim como as lições de vida que deixou, devem ser divulgadas para que a memória histórica não fique adormecida. Anna Nery foi como voluntária, para a Guerra do Paraguai atender aos feridos nos combates. Um irmão e dois filhos dela estavam em campos de batalha, sendo que um deles morreu no conflito. Por seu trabalho humanitário, recebeu do Imperador Dom Pedro II o título de “A mãe dos brasileiros”.

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h e está situado na Piedade (Avenida Joana Angélica, 43). Realização: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e Museu Nacional de Enfermagem do Cofen Apoio: Museu de Arte da Bahia e Igreja Nossa Senhora do Rosário de Cachoeira - BA

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page