Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

IGHB promove seminário sobre a atuação dos geógrafos

21/11/2019

 

IGHB promove seminário sobre a atuação dos geógrafos

Encontro acontece na próxima terça (3 de dezembro), com entrada gratuita

 

 

 

 

 

 

 

Na próxima terça-feira (03) de dezembro, das 15h às 18h, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove o seminário: GEOGRAFIAS: OS FAZERES DO GEÓGRAFO. O encontro vai reunir os professores André Nunes de Sousa e Caroline Bulhões Nunes Vaz(Ifba); Maria Auxiliadora da Silva e Willian Menezes (Ufba), para debater as diversas aplicações práticas da geografia enquanto área de conhecimento.

 

Após os debates, serão lançados os livros: A Geografia no alvorecer da República, organizado pelos professores André Nunes de Sousa e Caroline Bulhões Nunes Vaz; Jalapão: ontem e hoje, de autoria dos professores Pedro Pinchas Geiger e Willian Guedes Martins Defensor Menezes; Milton Santos: correspondente do Jornal A Tarde 1950 – 1960, organizado pelos professores Maria Auxiliadora da Silva e Willian Antunes.

 

Resumo dos livros:

A coletânea A Geografia no alvorecer da República: contribuições à história da ciência geográfica no Brasil, organizado pelos professores André Nunes de Sousa e Caroline Bulhões Nunes Vaz,  reúne 21 artigos divididos em três seções, nos quais são apresentados autores, obras, instituições e jornadas acadêmicas que contribuíram com o desenvolvimento da Geografia no país entre o Segundo Império e a Primeira República. 

 

Jalapão: ontem e hoje, de autoria dos professores Pedro Pinchas Geiger e Willian Guedes Martins Defensor Menezes é dividido em duas partes. A primeira é o relatório da excursão à região do Jalapão, escrito pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger no ano de 1943, que consiste em uma análise do espaço geográfico desde a cidade baiana de Barra, na foz do Rio Grande junto ao Rio São Francisco, até o Jalapão, onde, hoje, é o estado do Tocantins. A segunda parte do livro apresenta as pesquisas desenvolvida por Willian Guedes M. D. Menezes no curso de mestrado entre os anos de 2012 e 2014. O objetivo principal foi analisar o uso agrícola do território no município de Formosa do Rio Preto, na Bahia. Esse município foi local dos estudos de Pedro Geiger apresentados na primeira parte do livro. Com a análise desses dois momentos distintos, o livro tenta demonstrar a importância de pensar o uso território em um subespaço do Brasil.

 

Milton Santos: correspondente do Jornal A Tarde 1950 – 1960, organizado pelos professores Maria Auxiliadora da Silva e Willian Antunes reúne dezenas de artigos de Milton Santos publicados pelo jornal A Tarde de 1949 a 1963. São obras, em geral, pouco conhecidas do grande público. O objetivo central é resgatar essa produção científica, analisando seus métodos e referências conceituais, que se caracterizaram pela análise de cidades e regiões da Bahia.

 

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h e está situado na Piedade (Avenida Joana Angélica, 43).  Contato da assessoria: 71 3329 4463 / 99974 5858 (Cleide Nunes).

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h