Anna Nery é tema de conferência dia 17 de setembro, no IGHB
"Anna Nery e outras tantas mulheres na Guerra do Paraguai (1865-1882)" é tema de conferência do professor Marcelo Santos Rodrigues (pós doutor em História Social Ufba), a realizar-se dia 17 de setembro de 2019, às 17 horas, na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.
Entre 1864 e 1870 o Brasil, a Argentina e o Uruguai lutaram contra o Paraguai na mais sangrenta guerra já ocorrida na América do Sul. De um lado, o Paraguai, que contava com um exército profissional, e do outro a Tríplice Aliança, que precisou improvisar um exército para a guerra. Na ocasião o império brasileiro se viu forçado a recorrer, além das forças regulares de seu exército e marinha, aos corpos de guardas nacionais e voluntários da pátria. Nesse contexto também se viu forçado a compor corpos médicos e improvisar hospitais de campanha para atender feridos e doentes. Em 1865, entre os contingentes baianos, partiu da cidade de Cachoeira, no recôncavo da Bahia, a enfermeira Dona Ana Justina Ferreira Nery, que acompanhava seus filhos e familiares para a trágica guerra. Outras tantas mulheres é possível de ser vistas no campo de batalha. Nessa conferência pretendemos apresentar traços biográficos da enfermeira Ana Nery que, ao participar da guerra, permite discutirmos a sua presença bem como de mulheres na chamada Guerra do Paraguai.
Marcelo Santos Rodrigues é licenciado em História pela Universidade Católica do Salvador (1994); mestre em História Social na Universidade Federal da Bahia (2001); doutor em História Social na Universidade de São Paulo(2009); e Pós-doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia (2017); Professor de História do Brasil Império e de História da América do curso de História da Universidade Federal do Tocantins desde (2003); e professor do Programa de Mestrado em História dos Povos Amazônicos da Universidade Federal do Tocantins.