top of page

Congresso Internacional em Salvador discute a história da construção luso-brasileira

IGHB indica:

Com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e impulsionar os estudos sobre a história dos processos construtivos entre Brasil e Portugal, será realizado em Salvador, primeira capital do Brasil, o 3º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira, entre os dias 3 e 6 de setembro de 2019.

Durante o evento, os participantes terão oportunidade de trocar experiências e estabelecer vínculos com instituições e pesquisadores especializados, dedicados aos estudos dos materiais e técnicas construtivas históricas.

O evento realiza-se após o sucesso do 1º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira, ocorrido na cidade de Vitória – Espírito Santo – Brasil, em 2013, e do 2º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira, acontecido na Universidade do Porto, em 2016. Nessa terceira edição, o congresso conta com representantes do Brasil e de Portugal na organização e, em seu comitê cientifico, com membros de instituições estrangeiras, assim como conferencistas, com produção científica ou atuação acadêmica reconhecida internacionalmente na área da cultura luso-brasileira.

O 3°CIHCLB reunirá, além de estudantes da graduação e pós-graduação, arquitetos e urbanistas, engenheiros, arqueólogos, historiadores, museólogos, profissionais das áreas da ciência da conservação e restauro do patrimônio e de outras áreas correlatas.

O 3º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira é uma realização da Universidade Federal da Bahia (UFBA), representada pela Faculdade de Arquitetura e pela Escola Politécnica. Entre os organizadores, no Brasil, estão o Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração (NTPR), o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo (DAU-UFES) e, em Portugal, o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Universidade do Porto (CEAU-UP) e o Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (CIAUD-FA/ULisboa).

Como presidente da Comissão Organizadora do 3ºCIHCLB, destaca-se o professor Mário Mendonça de Oliveira, arquiteto e Notório Saber, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Restauração e Conservação dos Monumentos pela Universitá degli Studi di Firenze. Atualmente é professor aposentado e docente do quadro permanente do programa de pós-graduação da UFBA. Atua principalmente na restauração e conservação do patrimônio, ciência e tecnologia da restauração. Recebeu diversas distinções entre as quais se destacam: o diploma de Pioneiro da Ciência da Conservação no Brasil do ICOMOS-BR e a medalha Mário de Andrade do IPHAN.

Serão apresentadas nove conferências científicas, das quais quatro serão proferidas por professores do Brasil e cinco por estrangeiros (Portugal e Porto Rico). Além das conferências, estão previstas na programação do evento, sessões técnicas com apresentação de artigos, mesa redonda e, ainda, uma visita técnica às cidades de Santo Amaro, Cachoeira e São Félix, no dia 07 de setembro. A programação preliminar e os temas das conferências do 3º CIHCLB estão dispostos nos quadros a seguir.

O evento conta com o apoio de órgãos ligados à preservação do patrimônio construído, tais como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Internacional on Council on Monuments and Sites (ICOMOS) e o International Scientific Committee on Fortifications and Military Heritage (ICOFORT). Apoia também o evento, o Instituto dos Arquitetos do Brasil - Bahia (IAB-BA), o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), o Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE), a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (DESAL), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), a Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) e o Consulado Geral de Portugal em Salvador. Entre as empresas patrocinadoras do congresso, estão as empresas Mehlen Construções Ltda e a Concreta Tecnologia em Engenharia.

Acesse e saiba mais: http://www.inscricoes3cihclb.ufba.br/

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page