top of page

Coronelismo e poder na Chapada Diamantina é tema de seminário que acontece no IGHB


Coronelismo e poder na Chapada Diamantina é tema de seminário que acontece no IGHB, dia 26 de julho de 2017, das 15h às 17h. O encontro terá as participações dos professores da Uneb (Jacobina): Jackson André Ferreira, Moiseis de Oliveira Sampaio e Jedean Gomes Leite.

Durante o seminário os pesquisadores irão falar sobre a importância do Coronelismo ("sistema que ficou conhecido durante a República Velha, onde os coronéis (ricos fazendeiros) eram os principais responsáveis por comandar o cenário político do país", além de tratar, especificamente, da vida de três coronéis: Quintino Soares da Rocha, Francisco Dias Coelho e Antonio de Souza Benta.

O coronel Quintino Soares da Rocha pode ser considerado o homem de maior poder político e econômico na vila de Nossa Senhora da Graça do Morro do Chapéu durante quase todo o século XIX. Sobre o coronel Francisco Dias Coelho foi, em sua época, uma das figuras mais importantes da política e economia baiana, ainda que na atualidade não seja um personagem conhecido na historiografia brasileira. Foi padrinho de figuras importantes como o “super-coronel“ Horácio de Matos. Nascido em Brotas de Macaúbas, o Coronel Benta migrou para Morro do Chapéu em busca de ascensão econômica. O ingresso na política e a amizade com Dias Coelho garantiu-lhe lugar de destaque no poder da região. Orquestrou, de forma diferente, a liderança local e, por sua vez, algumas indecisões e escolhas questionáveis o fez oscilar nesta condição. Entrada gratuita! IGHB - Avenida Joana Angélica, 43 Piedade - 71 3329 4463 www.ighb.org.br

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page